quinta-feira, 8 de junho de 2017

Questões sobre Corpo, Gênero, Sexualidade e Inclusão



Manual da ONU sobre direitos LGBT incentiva cultura de inclusão nas empresas
Por meio de histórias reais de pessoas que sofreram discriminação no ambiente profissional, o manual “Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia” oferece diretrizes para a promoção dos direitos humanos de pessoas LGBT no mundo do trabalho.
O documento é fruto de uma construção conjunta entre organismos da ONU (PNUD, OIT e UNAIDS) e 30 representantes de empregadores, trabalhadores, governo, sindicatos e movimentos sociais ligados aos temas LGBT e HIV/AIDS.
(retirado do site: https://nacoesunidas.org/campanha/livreseiguais/ em 13 de abril de 2017)

01.     O texto acima, retirado do site das Nações Unidas, aborda o tema do preconceito e discriminação ainda existente ao público LGBT. Diante do exposto, fica claro que a luta por Direitos Iguais e a garantia deles ainda deve persistir por e para muitos. Abaixo marque a alternativa correta acerca do significado da sigla “LGBT”.
A)       Lésbicas, Gays, Bigêneros e Travestis
B)        Lésbicas, Gays, Bissexuais e Simpatizantes
C)        Lusófonos, Guineenses, Brasileiros e Transnacionais
D)       Lésbicas, Gays, Binomiais, Travestis e Transnacionais
E)        Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais

Educação Inclusiva no Brasil

             As desigualdades sociais no Brasil afetam diretamente as diversas condições de acesso à educação no país. Quase todos os indicadores educacionais brasileiros evidenciam este fato.
             São percebidas desigualdades nas condições de acesso à educação e nos resultados educacionais das crianças, dos jovens e dos adultos brasileiros, penalizando especialmente alguns grupos étnico-raciais, a população mais pobre e do campo, os jovens e adultos que não concluíram a educação compulsória na idade adequada, bem como crianças ou pessoas com deficiência.
             Grandes desigualdades raciais e étnicas continuam existindo na sociedade brasileira (especialmente com relação a alguns grupos específicos, tais como a população indígena, a população afrodescendente, os quilombolas, a população carcerária e a população rural). A literatura especializada mostra que há forte correlação entre a origem étnica e as oportunidades educacionais. Estas coexistem lado a lado com desigualdades sociais e regionais, contribuindo, assim, para a exclusão educacional de um número considerável de jovens e adultos.
             Para o direito à educação para todos se tornar uma realidade, devemos garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade que atenda às necessidades básicas de aprendizagem e enriqueça vidas de adolescentes e jovens. A Convenção da UNESCO relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino (1960), outros tratados internacionais de direitos humanos bem como o Marco legal brasileiro proíbem qualquer exclusão ou limitação das oportunidades educacionais. Diferenças socialmente atribuídas ou percebidas, tais como sexo, origem étnica-racial, língua, religião, nacionalidade, origem social, condição econômica, deficiências etc. A educação inclusiva não é simplesmente tornar as escolas acessíveis. Trata-se de ser proativo na identificação das barreiras e obstáculos que os estudantes encontram na tentativa de acesso a oportunidades de educação de qualidade, bem como na eliminação das barreiras e obstáculos que levam à exclusão.
(Retirado do site: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/#c1097905 em 13 de abril de 2017)

02.     Diante do problema da exclusão de algumas populações da educação, o Brasil, por meio do Ministério da Educação, resolveu adotar em 2012 por via de Lei (12.711/12) nas universidades federais:
A)       O ingresso por mérito individual avaliado na capacidade cognitiva medida anualmente no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que conta com uma moderna teoria de soma de resultados que leva em consideração discrepâncias, desvios e dificuldades dos alunos, tendo apoio no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para democratizar o acesso ao ensino superior de todas as populações existentes no país.
B)        A garantia de 25% do total de vagas da instituição subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do IBGE.
C)        A garantia de 50% do total de vagas da instituição subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do IBGE.
D)       A garantia de 75% do total de vagas da instituição subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do IBGE.
E)        A garantia de 100% do total de vagas da instituição subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no estado, de acordo com o último censo demográfico do IBGE.

Classe média que chama preso de “vagabundo” começa a trabalhar só na fase adulta. Por Marcelo Mayora
Por
Diario do Centro do Mundo
11 de março de 2017
Marcelo Mayora é doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professor de Criminologia da Universidade Federal de Juiz de Fora

No almoço de domingo um familiar grisalho e de bigode comentou, enquanto degustava uma costela bovina, a decisão do Supremo Tribunal Federal de que presos em celas superlotadas devem ser indenizados pelo Estado e proferiu um discurso indignado contra a possibilidade de ter de pagar indenização para estes vagabundos, em suas palavras.
O tema estava circulando no final de semana via memes e outras formas contemporâneas de manifestação rápida e irrefletida e num grupo de whattsapp de meus colegas da época da faculdade, um camarada comentou a mesma notícia, também manifestando revolta com a possibilidade de ter de pagar indenização para um vagabundo, assassino e traficante.
Não respondi, no primeiro caso para evitar indigestão e no segundo porque minha cota de ponderações no grupo já estava esgotada e eu queria evitar ser considerado um mala. Entretanto, caminhando pela cidade na noite quente de fevereiro, observando gatos pretos em seus passos cuidadosos e moradores de rua dormindo embaixo das marquises, pensei no assunto.
Seria o caso de lembrar que as condutas consideradas tráfico de drogas são praticadas com enorme frequência pela classe média, cada vez que um amigo fornece ao outro, ainda que gratuitamente, uma substância proibida, por exemplo – mas, como diria Criolo, “teu 12 de condomínio não carrega a mesma culpa”. Ou de recordar que menos de 10% dos presos são condenados por homicídio e que o índice de apuração de autoria deste delito é ínfimo.
Poderia ser dito também que de fato pagar indenização em razão de violação de direitos humanos em razão de celas superlotadas de fato não é a melhor solução, pois o correto seria soltar o excedente de presos, já que não é aceitável no atual momento histórico que uma pessoa seja obrigada a viver numa cela na qual caberiam seis pessoas com outras 39. Enfim, muita coisa poderia ser dita, mas o que realmente me tocou foi notar que nos dois casos apareceu a expressão vagabundo, para definir o brasileiro encarcerado.
Digo isso, pois conforme as pesquisas que venho realizando desde a época do mestrado, esse dito vagabundo trabalha desde a infância. Enquanto os jovens da classe média, aos dez anos, aguardavam a Kombi escolar para ir ao colégio particular, estudar no turno da manhã e pela tarde fazer inglês, natação, aulas de violão, jogar botão ou não fazer nada, o menino dito vagabundo vendia bala na sinaleira ou ajudava o pai a virar massa na construção.
Aos 12, enquanto o jovem bem nascido ganhava leite com nescau da empregada doméstica em seu quarto, o menino vagabundo cuidava da irmã mais nova e de mais algumas crianças da vizinhança – suas mães, domésticas, cuidavam dos jovens da classe média.
Aos 16, enquanto íamos ao jogo do Grêmio cantando e tomando cerveja ao longo do caminho, o menino vagabundo vendia latão na frente do estádio, carregando um isopor em cima de um carrinho de duas rodas, e talvez ali o tenhamos conhecido numa efêmera relação comercial, na qual pagamos cinco reais no latão que ele comprou por dois no mercado atacado. Aos 18 o menino vagabundo já estava preso, foi flagrado vendendo maconha para um estudante de direito.
Pode ser também que ele tenha trabalhado lavando carros ou cuidando de carros na rua. Pode ser que tenha trabalhado de camelô, carregando caixas na CEASA, catando lixo seco e puxando carrinho pela cidade, varrendo ruas como gari ou em alguma das atividades braçais que desde a escravidão são reservadas para os brasileiros que nascerem sem o bilhete premiado, sem os privilégios das classes médias, nas vilas que inundam na enchente, nas periferias nas quais as aulas da escola são canceladas em razão de tiroteios, nas ocupações de casas de madeiras que pegam fogo num incêndio suspeito em área desejada pela indústria imobiliária.
O fato é que o menino vagabundo trabalha desde os dez anos de idade, ao passo que o trabalhador da classe média pode retardar o início de sua vida laboral até a conclusão do curso superior, lá pelos 22, 24 ou 26 anos. Ou mais.
Evidentemente, um será o dono do sapato e o outro o engraxará. Quanta vagabundagem!

03. No texto apresenta-se uma problemática referente à realidade desigual do país, construída historicamente, no que se refere:
A) A relação entre os homens e as mulheres.
B) A relação entre os cristãos católicos e os protestantes.
C) A relação entre negros, em sua maioria pobres, e brancos.
D) A relação entre pessoas heternormativas e as homoafetivas.
E) A relação entre as pessoas de bem e as pessoas desajustadas.

Observe a tirinha a seguir e responda a questão.

 Legenda:
       Quadro 1
Miguelito: Você não disse que a gente vai para o céu quando morre?
Mafalda: Disse. Por que?
       Quadro 2
Miguelito: Porque tem uma coisa que eu não entendo. Por exemplo, como é que os gordos fazem para tomar o impulso?
       Quadro 3
Mafalda: Não é assim, Miguelito! É a alma que vai para o céu, o corpo fica aqui.
       Quadro 4
Miguelito: Como assim?... Quer dizer que tem que devolver o vasilhame?

04. A visão do corpo como "vasilhame" apresentado por Miguelito, na tirinha da Mafalda, e da alma como algo separado que "ascende" quando morremos pode ser comparada à ideia de:
A) Platão
B) Karl Marx
C) Merleau-Ponty
D) Michel Foucault
E) Jean-Paul Sartre

05. “Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado, que qualificam o feminino.” (Simone de Beauvoir. O Segundo Sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 361).

Baseado nesta citação de Simone de Beauvoir podemos compreender o pensamento de que:

A) A psicanálise Freudiana já afirmou e justificou a diferença psíquica entre homens e mulheres, como algo de ordem ontológica.
B) Entre fêmeas e machos de cada espécie é evidente seu papel social, no que concerne entre dar a vida e sustentar a vida das gerações futuras.
C) A mulher é mulher por ter o órgão de reprodução feminino, o órgão que recebe os espermatozoides (gametas masculinos) para a origem da vida.
D) Ninguém nasce mulher; torna-se. Ao fato de que a construção do que entendemos como mulher é uma construção do conjunto da civilização, dos homens e mulheres existenciais em situação.

E) Vivemos sob a égide do pensamento marxista em que este compreende homens e mulheres como trabalhadores, consumidores e alienados, consistindo assim a dicotomia entre homens e mulheres como senhores e escravos.


06. (Enem 2010) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.

NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no
País.
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas
A) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
B) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.                                    ...........................
C) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos. ..................................................................................................................................................
D) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
E) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

07. “O Código Civil de 1916 regia apenas a família constituída através do casamento, entre o homem e mulher, conhecida como a família tradicional, sendo esta considerada indissolúvel.
Para melhor compreensão dessa evolução pela qual passou a família brasileira, há de se fazer referência a algumas leis que aos poucos foram garantindo direitos, principalmente às mulheres, como por exemplo, a Lei nº 4.121∕62, o estatuto da mulher casada, que possibilitou a mulher de administrar os bens que lhes eram reservados.
Outra importante contribuição foi a Lei nº 6.515∕77, a lei do divórcio, veio alterar a definição de família, possibilitando a dissolução do vínculo e a constituição de novas famílias.
A Família vem passando por grandes modificações, e isso, despertou no Estado um maior interesse na sua tutela jurídica, fazendo surgir outras formas de arranjos familiares além dos enumerados na Constituição Federal.”
(CARVALHO, Adriana Pereira Dantas. Casamento homoafetivo. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 107, dez 2012. Disponível em: Acesso em abr. 2014.)
Marque a alternativa que desperta a compreensão das novas possibilidades e regularidades sobre a evolução das famílias no Brasil.
A) A Lei de 1977 garante à mulher no seio da sociedade sua independência em relação ao homem.
B) Até 1916, a família tradicional, família nuclear, era vista como indissolúvel pela Constituição.
C) Nenhuma Lei deveria ser feita para a diferenciação entre homens ou mulheres ou mesmo no que tange à família.
D) Até a década de 1960, a mulher não podia se divorciar do marido e constituir nova família de forma legal no Brasil.
E) O casamento civil é uma forma de garantir os direitos dos pares, portanto, as leis devem abarcar, democraticamente, todos os arranjos familiares.

08. “A lei 9.278 de 1996, que disciplina a união estável, dispõe em seu artigo 8º: "Os conviventes poderão, de comum acordo e a qualquer tempo, requerer a conversão da união estável em casamento, por requerimento ao Oficial do Registro Civil da Circunscrição de seu domicílio". Desse modo, a partir do reconhecimento da união estável homoafetiva, inúmeros casais têm ingressado com pedido judicial de conversão da união estável em casamento.
O primeiro casamento entre duas pessoas do sexo masculino no Brasil (por intermédio do instituto da conversão de união estável em casamento) foi realizado no município de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, em 28 de junho de 2011. No mesmo dia, em Brasília, a juíza Junia de Souza Antunes, da 4ª Vara de Família converteu em casamento a união estável entre duas mulheres. Em 25 de outubro, a quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, por 4 votos a 1, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em 15 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprova uma nova resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.”
(Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_entre_pessoas_do_mesmo_sexo_no_Brasil em 22 de abril de 2014)
Marque a alternativa correta de acordo com o texto:
A) O casamento civil homoafetivo no Brasil ainda é proibido por lei.
B) O casamento civil homoafetivo no Brasil nunca foi proibido legalmente.
C) O primeiro casamento homoafetivo legalizado no Brasil aconteceu em 1996.
D) A obrigação dos cartórios pelo CNJ a celebrar os casamentos homoafetivos veio apenas em 2013.
E) A obrigação dos cartórios pelo CNJ a celebrar os casamentos homoafetivos veio apenas em 2011.

09. Na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, a Lei 133/2012 institucionalizou o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, um serviço de proteção e defesa da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) em situação de violência e/ou violação, omissão de direitos motivados pela questão da orientação sexual e/ou identidade de gênero.
São situações de violações de direitos do público LGBT:
A) A recusa institucional do uso do nome social e a obrigação da identificação com um gênero ao qual não há identificação pessoal.
B) A injúria do tipo em que pessoas ao redor e da convivência da pessoa o depreciam com brincadeiras de “mal gosto”.
C) Querer que tenham os mesmos direitos civis como direito à herança, seguro ou divisão de plano de saúde.
D) Fazer reportagens sobre as diversidades sexuais e expor as identidades contrárias de forma científica.
E) Recusar que tenham serviços pagos quando estes não tem dinheiro para pagar.
 

10. No que se refere ao entendimento filosófico contemporâneo sobre o corpo, a afirmação: “O corpo é a sede da percepção” pode ser correspondente ao pensamento de:
A)     Platão
B)     Sócrates
C)     Aristóteles
D)     Merleau-Ponty
E)     René Descartes


11.         

(As Fantásticas Aventuras das Mulheres, nº 01, quadrinhos 13-15, ano 2017 In: https://www.pixton.com/br/comic-strip/68v41dtb)
A tirinha acima aborda um dos problemas constantes que as mulheres em geral têm que lidar no cotidiano, ela mostra uma jovem se questionando sobre a sociedade, no sentido de
A)      Não entender como não podem aceitar que alguém use vestido.
B)      Perceber o quanto a sociedade julga pessoas que possuem gatos.
C)      A sociedade sempre esperar que todos tenham condições de obter êxito.
D)      A maioria das pessoas na sociedade classificar as outras pelo que vestem.
E)       Constantemente poder ser alvo de julgamento moral e assédio por conta do machismo.

12.         

Uma das novas formas de comunicação, nascente e crescente nas redes sociais, é o famoso “meme”. Os memes trazem informação de uma forma fácil (qualquer um pode produzir um meme e publicá-lo), geralmente são engraçados e objetivos.
O Meme acima reproduz uma ideia bastante difundida que
A)      Há uma cultura de valorização da mulher que se cuida.
B)      Homens não se importam com o quanto as mulheres gastam.
C)      As mulheres não se importam com as aparências delas mesmas.
D)      As diferenças entre homens e mulheres perpassam pelo quanto gastam.
E)       Salões de beleza e barbearias cobram preços distintos para pessoas distintas.
  
13.
   
As imagens acima fazem parte de uma campanha elogiada por Luiza Batata que postou em seu site (garotasgeek.com): “Uma expressão que muitas vezes foi (e infelizmente ainda é) utilizada da forma pejorativa agora ganhou força como elogio!! A game developer Carolina Porfírio (ou Kaol Porfírio) criou uma série de ilustrações em homenagem às mulheres fortes! Não necessariamente fortes de força bruta, mas personagens que não estão lá para serem salvas no topo do castelo e muito menos para serem o par romântico indefeso do personagem principal. Estamos falando de personagens femininas que sabem lutar pelos seus ideais, são confiantes e que inspiram muito as mulheres reais!”
Diante do exposto podemos dizer que

A)      A campanha tenta desmistificar a figura feminina como uma figura lutadora por natureza.
B)   A campanha aprofunda as desigualdades de gênero quando diferencia homens de mulheres no sentido de como lutam.
C)      A campanha se utiliza de personagens femininas da cultura geek para vender livros e filmes onde mulheres são as heroínas.
D)  A campanha tenta mostrar como as mulheres podem ser fortes e lutar por seus ideais sem depender dos homens para nada.
E)     A campanha tenta mostrar que “lutar como uma garota” não necessariamente tem que ser lutar de uma forma inadequada ou desajeitada; pelo contrário.




terça-feira, 30 de maio de 2017

Questões sobre Democracia, Poder, Maquiavel e La Boétie



21. O filósofo Sílvio Gallo em seu livro Filosofia: experiência do pensamento, abordando a teoria do poder investigada pelo filósofo Michel Foucault, apresenta-nos que o poder não se dá de forma estrutural, nem estanque, muito menos depende exclusivamente das posições sociais que os indivíduos ocupam. O poder é um jogo de forças que se estabelece em toda e qualquer relação humana e deve ser analisado de forma imanente e situacional, percebendo que é fluido, produtor e relacional.
Essa ideia pode ser entendida como:
a) A teoria da “soma zero”
b) A resistência intencional
c) A perspectiva macroestrutural
d) A visão microscópica do poder
e) A visão macroscópica do poder

22. De acordo com o conceito de Democracia, construída como modelo de governo na Grécia Antiga, mais especificamente em Atenas, marque o item que melhor apresenta o entendimento sobre o conceito:
a) O modelo democrático ateniense era especificamente a atribuição do poder do governo aos melhores políticos.
b) Democracia significava especificamente um governo que baseia o poder da cidade a partir da participação dos moradores da cidade.
c) Oligarquias e Aristocracias são modelos arcaicos e antagônicos à Democracia no que toca à quantidade de participantes na vida política.
d) A tirania como deturpação do modelo político democrático, leva aos chefes de Estado a subverterem o poder maior que eles têm sobre seus súditos.
e) A Democracia como modelo de governo construído em Atenas tinha como princípio atribuir o poder àqueles que poderiam participar da vida política, portanto, os cidadãos.

23. Para Aristóteles a comunidade política não é uma “invenção”, é uma realização natural, própria dos seres humanos, e tem como finalidade “o bem viver juntos”, ou seja, a Felicidade. Em Atenas, onde passou boa parte da vida, Aristóteles era um crítico da Democracia. A democracia ateniense é reconhecida como a primeira forma de governar a partir do poder da própria população, de forma direta, mas tinha suas limitações, que podem ser identificadas na alternativa:
a) Só participavam da vida política os anciãos, que se reuniam em um conselho dos anciãos, uma vez por mês.
b) Participavam ativamente da política somente os nascentes na cidade, homens, maiores de idade e proprietários de terra.
c) Os filósofos eram excluídos da vida política, pois eram vistos como pessoas subversoras e ateístas, não respeitando a autoridade divina.
d) A crítica de Aristóteles é exatamente sobre a Democracia em Atenas possibilitar a participação de qualquer pessoa, portanto, uma limitação do uso ético na política.
e) Era proibido às mulheres solteiras participarem desacompanhadas das assembleias, só podendo votar se fossem com seus responsáveis, maridos ou pais.


24. (UFSM - adaptada) “Todavia, como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessam, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca serviram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta diferença entre como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar.” (O Príncipe, Maquiavel.)
Nessa passagem, Maquiavel mostra que o domínio das ações humanas, no qual está incluída a política, deve ser concebido sob uma perspectiva realista.
Sobre essa maneira de conceber a política, é possível afirmar:
I. A política deve valorizar as experiências e os acontecimentos.
II. A política deve sempre ser pensada a partir de modelos ideais e da busca de soluções definitivas.
III. Concebe-se que a política deve se regular pelo modo como vivemos e não como deveríamos viver.
IV. Defende-se que a política deve ser orientada por valores universais e crenças sobre como deveria ser a vida em sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I e II apenas.   b) I e III apenas.    c) II e III apenas.   d) III e IV apenas.    e) IV apenas. 

25. Étienne de La Boétie foi um filósofo francês do século XVI que ficou conhecido por escrever o Discurso da Servidão Voluntária, depois da derrota do povo francês contra o exército e fiscais do rei, que estabeleceram um novo imposto sobre o sal. Em um dos célebres trechos deste seu Discurso ele escreve: “Quando um indivíduo manda, seu poder vem não dele mesmo, mas dos outros que se submetem.”, indicando aí:
a) Que a partir da crítica pode-se derrubar um tirano.
b) Que o autor indica que a vontade do rei deve ser a vontade de Deus.
c) Que para o autor, o rei necessita do apoio da elite de um país para se manter no poder.
d) Que a vontade de um indivíduo prevalece diante da vontade da maioria, sendo este um princípio do poder.
e) Que as pessoas acostumam-se a servir e se acovardam diante do poder do rei, submetendo-se às suas vontades. 


GAB: D, E, B, B, E
 

domingo, 6 de novembro de 2016

Redação ENEM 2016

Sabe a menina negra vestida de branco e de turbante que foi ao supermercado e a operadora de caixa disse que a menina precisava se converter e aceitar Jesus na vida dela pq essa coisa de macumba era coisa do diabo?!
Sabe o deputado que disse que adorar Maria era heresia e que os santos eram falsos deuses e que era melhor os católicos aceitarem Jesus e se converterem porque se não estariam condenados?!
Sabe aquele político que se elegeu prefeito que disse que os africanos estavam perdidos e que precisava levar a sua igreja até eles para que encontrassem o verdadeiro deus da salvação?!
Sabe aquele colega agnóstico, ateu ou satanista que é vilipendiado pelos cristãos dizendo que ele é louco ou que vai pro inferno por não ter fé em Deus?!
Sabe o budista, o panteísta, o taoísta, que não precisam acreditar em um Deus personificado e sempre são julgados como ignorantes ou que precisam conhecer deus ou entender "seu toque" na sua vida, ou ler a Bíblia?!
Sabe aquelas leis que não passam nas câmaras porque a defesa é que Deus (o cristão) não aprova?!
Pois é, e ainda falam que não há intolerância religiosa no Brasil.
Somos todos intolerantes.
A sociedade 90% cristã é a que tem mais atitudes anticristãs já vistas. Esse é o Brasil!
E ao toque de Locke: o Estado deve assegurar o direito do indivíduo de professar sua fé, em seu íntimo, em sua casa e em seu templo, ou mesmo não professar fé nenhuma. O que o Estado não pode é legislar sobre ou baseado na fé de alguém ou de alguma religião específica. Afinal, qual seria o verdadeiro caminho que levaria ao céu? Qual seria a verdadeira religião?

Enem 2016


ENEM denso, conteudista, rebuscado.
A grande maioria dos alunos do ensino público do Estado do Ceará não tem a cultura do estudo, da pesquisa, da leitura, nao tem o capital pra isso.
A grande maioria dos nossos alunos não estudam muito, não lêem muito, não pesquisam muito, coisas essenciais e necessárias para o ENEM como ele tem sido nos últimos anos. Denso, complexo, conteudista, pesado.
Alunos da escola pública quando são obrigados a ter sexto tempo, não ficam, fogem, eles não querem ter mais aula.
Quando são obrigados a assistir aula aos sábados, eles não querem, não vão.
Quando a escola faz simulado e pede para se inscreverem, eles não se inscrevem pq não pensam em fazer Enem.
A universidade pública vira o local de estudo de quem tem possibilidade de pagar uma particular, o aluno classe média alta, o que vem dos grandes sistemas de ensino.
As cotas das escolas públicas procura equalizar isso, e ainda assim, o aluno da escola pública não fica na universidade se passa.
Eu vejo todos os dias o esforço dos professores da escola pública para esses alunos mudarem suas posturas, sua mentalidade imediatista, sua falta de fé no futuro profissional e acadêmico. Eles não perspectivam isso.
Querem dançar reggae, ser dj, trabalhar de auxiliar de alguma coisa e fazer família. É ruim? Lógico que não. Mas a velha diferença entre quem pensa o mundo e faz as escolhas sociais para aqueles que apenas recebem e vivenciam continuará por bastante tempo.
Imaginem agora com um ensino mutilado com a MP 746 e com menos investimento para a educação, com a PEC 241 (55).
O ensino público é sim um grande faz de conta e aqueles que se sobressaem é pq se esforçam muito, e quando digo muito é muito mesmo, não é nem metade do esforço de um aluno de pai e mãe que tem condições de pagar uma mensalidade de 1.000 numa escola particular.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A Identidade de Gênero

Uma das proibições impostas pelos atuais deputados é a de abordar o assunto da identidade de gênero em sala de aula.

Imagina uma aula de Sociologia ou Filosofia, quizá Biologia, sem abordar no mínimo o exposto abaixo:

A pós-modernidade consolidou a possibilidade, inclusive teórica, do indivíduo da espécie humana não se engendrar e se constituir em hábito, pensamento e prática, apenas em concordância à tradicional normatividade que engessa o órgão sexual à prática sexual, ao desejo e às preferências que consequenciam escolhas, hábitos, comportamentos e pensamentos.

Em resumo: 
Por exemplo, um indivíduo da espécie humana determinado geneticamente com pênis, saco escrotal e demais peculiaridades que tradicionalmente se determinaram como significantes do macho da espécie, não tem de necessariamente se adequar aos padrões construídos e sustentados da chamada masculinidade que implica comportamentos, práticas e pensamentos específicos para tal que se formaram antes mesmo de seu nascimento, assim também como não tem a necessidade de desejar ou se relacionar exclusivamente com o indivíduo da espécie marcado geneticamente pelos órgãos de reprodução opostos.

Para finalizar:
Para além de ser tema de Direitos Humanos, é abordagem teórica e dá ótimos debates em sala de aula, e debate é como se forma conhecimento; não doutrinação.