quinta-feira, 4 de junho de 2015

Questões de 2015 para Ensino Médio

FILOSOFIA (Introdução) e RELIGIÃO

01. Defina o que é a Filosofia, como e porque ela se difere de outras formas de pensamento.     
_________________________________________________________________________________

02.    Com base no texto de Jean-Pierre Vernant, abaixo, e no conteúdo da unidade 1 do livro “Filosofia: experiência do pensamento” do filósofo Sílvio Gallo, indique os “vínculos demasiado estreitos” entre o advento da polis e o nascimento da filosofia.
Advento da polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. [...] De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social pode tornar-se entre os gregos objeto de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. [...] A razão grega é a que de maneira positiva, refletida, metódica, permite agir sobre os homens, não transformar a natureza. Dentre de seus limites, como em suas inovações, ela é filha da cidade. (VERNANT, 1986, p. 141-143)
_________________________________________________________________________________

03. Crie uma história com características de mito e posteriormente faça a análise da sua história, sobre o que ela trata e como ela seria desvencilhada do pensamento mítico.
_________________________________________________________________________________

04. Cite pelo menos dois filósofos pré-socráticos e resuma seus pensamentos quanto à cosmologia e a arkhé.
_________________________________________________________________________________

05. Explique o que são dogmas e dê exemplos.
_________________________________________________________________________________

06. A religião se dirige às emoções porque ela não é filosofia e nem ciência e, portanto, não é objeto do intelecto, mas dos sentimentos e, por isso, se endereça ao coração. Despertando emoções e sentimentos: admiração, espanto, acomodação, esperança, amor, medo, conforto. O crente deve aceitar plenamente o que lhe é manifestado como ação da divindade sem contestação, e pede piedade, respeito pelos seus deuses e pelos antepassados.
Dessa maneira, é correto afirmar que
A) a religião pede racionalidade.
B) a religião pede razão critica.
C) a religião exige questionamentos.
D) a religião pede somente fé e piedade.
E) a religião pede somente esclarecimento de dúvidas.

07. (Enem 2012 - Primeiro Dia)
TEXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descedência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.
BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.”
GILSON, E.: BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).

Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que
A) eram baseadas nas ciências da natureza.
B) refutavam as teorias de filósofos da religião.
C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
D) postulavam um princípio originário para o mundo.
E) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.

08. Desde a Antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do Universo e a buscar o sentido da própria existência. A palavra filosofia é utilizada pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI a.C., quando se dá a passagem do mundo mítico para a consciência racional. De origem grega, a palavra filosofia de acordo com a sua etimologia (estudo da origem), significa
A) philo = amizade e amor; sophia = sabedoria (amor à sabedoria.)
B) philo = vida; sophia = sabedoria (amor pela vida).
C) philo = espanto, admiração; sophia = vida (admiração pela vida.)
D) philo = conhecimento; sophia = sistemático (conhecimento sistemático).
E) philo = mundo; sophia = descoberta (descoberta do mundo).

09. “Os primeiros filósofos foram justamente aqueles que não aceitaram os dogmas religiosos e as explicações míticas, e começaram a buscar outras explicações. Os filósofos procuraram construir explicações racionais, que não estivessem prontas nem fossem definitivas, que fizessem sentido e que pudessem convencer pela lógica, e não pela aceitação incondicional do dogma.” (GALLO, 2014, p. 27)
A alternativa que melhor explica o trecho acima é:
A)      A filosofia é dogmática, portanto ela dialoga e confirma as explicações religiosas.
B)      As religiões são dogmáticas, portanto elas aceitam contestações dentro de suas teorias.
C)      As religiões são dogmáticas, portanto, fundamentando-se em dogmas não podem ser questionadas, contrapondo-se aos filósofos.
D)      Os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos, gostavam dos mitos e os escreviam para explicar a origem do universo.
E)       A lógica não é uma explicação racional, portanto os filósofos não acreditavam nelas como dogmas, recorrendo então aos mitos e a religião.

10. De acordo com o método socrático, às ideias contidas em nosso pensamento teriam que vir à luz através do diálogo que separasse tudo o que fosse verdadeiro da mera opinião. Este método ficou conhecido como:
A) Dialética
B) Propedêutica
C) Maiêutica
D) Arqueologia

E) Filosofia

11. Tome como exemplo um conflito contemporâneo que há o elemento religioso como pauta e explique-o
_______________________________________________________________________________


PLATÃO, ARISTÓTELES, ESPINOSA e OS ESTUDOS DO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE

01. Explique o dualismo psicofísico platônico.
_________________________________________________________________________________

02. Explique a noção de hilemorfismo aristotélico.
_________________________________________________________________________________

03. Explique a noção de corpo e mente para Espinosa e como nisso está a noção de potência.
_________________________________________________________________________________

04. Explique o que é o Feminismo, resgatando sua história e suas lutas.
_________________________________________________________________________________

05. Explique as divisões da Alma para Platão e como isso está relacionado ao temperamento.
_________________________________________________________________________________

06. (Enem 2012 - Primeiro Dia)
Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
A) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
B) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
C) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
D) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
E) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

07. “Para o filósofo, o corpo humano é parte do mundo sensível, enquanto a alma é parte do mundo ideal. A alma tem a mesma constituição das ideias, portanto, é perfeita e imortal. O corpo, tendo uma constituição material, é imperfeito e mortal. Enquanto um ser humano está vivo, ele é uma união indissolúvel de um corpo físico mortal com uma alma ideal imortal. Por isso, o ser humano precisa cuidar do corpo, exercitá-lo, cultivá-lo: é por meio do cuidado com o corpo que podemos cuidar da alma, aprender a fazer com que ela domine esse corpo imperfeito. Mas, quando o corpo morre, a alma se libera e volta ao mundo das ideias, podendo depois encarnar-se em outro corpo.” (GALLO, 2014, p. 97)
O trecho acima trata do pensamento
A) do filósofo Merleau-Ponty
B) do filósofo Espinosa
C) do filósofo Aristóteles
D) do filósofo Lipovetsky
E) do filósofo Platão

08. “O Código Civil de 1916 regia apenas a família constituída através do casamento, entre o homem e mulher, conhecida como a família tradicional, sendo esta considerada indissolúvel.
Para melhor compreensão dessa evolução pela qual passou a família brasileira, há de se fazer referência a algumas leis que aos poucos foram garantindo direitos, principalmente às mulheres, como por exemplo, a Lei nº 4.121∕62, o estatuto da mulher casada, que possibilitou a mulher de administrar os bens que lhes eram reservados.
Outra importante contribuição foi a Lei nº 6.515∕77, a lei do divórcio, veio alterar a definição de família, possibilitando a dissolução do vínculo e a constituição de novas famílias.
A Família vem passando por grandes modificações, e isso, despertou no Estado um maior interesse na sua tutela jurídica, fazendo surgir outras formas de arranjos familiares além dos enumerados na Constituição Federal.”
(CARVALHO, Adriana Pereira Dantas. Casamento homoafetivo. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 107, dez 2012. Disponível em: . Acesso em abr 2014.)
Marque a alternativa correta de acordo com o texto acima e a evolução das famílias no Brasil.
A)      Até a década de 1960, a mulher não podia se divorciar do marido e constituir nova família de forma legal no Brasil.
B)      Até 1916, a família tradicional, família nuclear, era vista como indissolúvel pela Constituição.
C)      O casamento civil é uma forma de garantir os direitos dos pares, portanto, as leis devem abarcar, democraticamente, todos os arranjos familiares.
D)      A Lei de 1977 garante à mulher no seio da sociedade sua independência em relação ao homem.
E)       Nenhuma Lei deveria ser feita para a diferenciação entre homens ou mulheres ou mesmo no que tange à família.

09. “A lei 9.278 de 1996, que disciplina a união estável, dispõe em seu artigo 8º: "Os conviventes poderão, de comum acordo e a qualquer tempo, requerer a conversão da união estável em casamento, por requerimento ao Oficial do Registro Civil da Circunscrição de seu domicílio". Desse modo, a partir do reconhecimento da união estável homoafetiva, inúmeros casais têm ingressado com pedido judicial de conversão da união estável em casamento.
O primeiro casamento entre duas pessoas do sexo masculino no Brasil (por intermédio do instituto da conversão de união estável em casamento) foi realizado no município de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, em 28 de junho de 2011. No mesmo dia, em Brasília, a juíza Junia de Souza Antunes, da 4ª Vara de Família converteu em casamento a união estável entre duas mulheres. Em 25 de outubro, a quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, por 4 votos a 1, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em 15 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprova uma nova resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.”
(Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_entre_pessoas_do_mesmo_sexo_no_Brasil em 22 de abril de 2014)
Marque a alternativa correta de acordo com o texto:
A)      O casamento civil homoafetivo no Brasil ainda é proibido por lei.
B)      O casamento civil homoafetivo no Brasil nunca foi proibido legalmente.
C)      O primeiro casamento homoafeivo legalizado no Brasil aconteceu em 1996.
D)     A obrigação dos cartórios pelo CNJ a celebrar os casamentos homoafetivos veio apenas em 2013.
E)      A obrigação dos cartórios pelo CNJ a celebrar os casamentos homoafetivos veio apenas em 2011.

10. “Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado, que qualificam o feminino.” (Simone de Beauvoir. O Segundo Sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 361).
Baseado nesta citação de Simone de Beauvoir podemos compreender o pensamento de que:
A) A mulher é mulher por ter o órgão de reprodução feminino, o órgão que recebe os espermatozoides (gametas masculinos) para a origem da vida.
B) Entre fêmeas e machos de cada espécie é evidente seu papel social, no que concerne entre dar a vida e sustentar a vida das gerações futuras.
C) A psicanálise Freudiana já afirmou e justificou a diferença psíquica entre homens e mulheres, como algo de ordem ontológica.
D) Ninguém nasce mulher; torna-se. Ao fato de que a construção do que entendemos como mulher é uma construção do conjunto da civilização. Dos homens e mulheres existenciais em situação, e não de uma ordem divina, biológica natural ou ordem econômica transcendental.
E) Vivemos sob a égide do pensamento marxista em que este compreende homens e mulheres como trabalhadores, consumidores e alienados, consistindo assim a dicotomia entre homens e mulheres como senhores e escravos.




Um comentário:

  1. resposta da Numero 2- Ela rejeita o sobrenatural, a interferência de agentes divinos na
    explicação dos fenômenos; problematiza, discute e põe em questão
    até mesmo as teorias racionais elaboradas com rigor filosófico.
    Surgiu no século VI a.C. nas colônias gregas da Magna Grécia e da
    Jônia, apenas no século seguinte deslocou-se para Atenas.
    Ocupa-se com os princípios, as causas e condições do
    conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; põe em
    questão e problematiza valores morais, políticos, religiosos, artísticos
    e culturais.

    ResponderExcluir