01.
“Aristóteles por outro lado apropriou-se de sentido diverso da palavra e
definiu logos como um dos três modos de persuasão, o argumento da razão, em sua
Ars Rethorica (Retórica). Para o
autor, logos trata do próprio discurso, enquanto este prova algo, ou ao menos
parece provar. Para Aristóteles, o logos seria algo mais sofisticado do que um
entendimento comum, o logos diferenciaria o ser humano dos outros animais,
possibilitando a compreensão do que é bom e do que é mal, do que é benéfico e
do que é prejudicial e do justo e injusto no discurso, e pensamentos manifestos
neste discurso, em outros seres humanos.” (MACIEL, In:
http://www.infoescola.com/filosofia/logos/)
Diante
do entendimento de “logos” para Aristóteles, há também daà sua definição sobre
o ser humano, que seria:
a)
Um
ser pensante
b)
Uma
criatura divina
c)
Um
animal que mente
d)
Um
corpo que possui alma
e)
Um
animal racional e polÃtico
02.
O Homem Vitruviano de Leonardo da
Vinci (figura a seguir), caracteriza uma mudança de pensamento, de transição
entre a Idade Média e a Moderna que pode ser descrita em:
a)
A tomada de consciência de Deus sobre a vida dos homens
b)
A virada de pensamento do racionalismo para o misticismo
c)
A submissão dos seres humanos às ordens divinas e naturais
d)
Ao retorno do platonismo na divisão do mundo em duas partes
e)
A virada de pensamento do teocentrismo para o antropocentrismo
03.
A ideia contida na frase “A existência precede a essência” que diz que a
existência deve ser analisada para se entender realmente os seres humanos, e
não uma suposta natureza, ou essência, foi escrita por:
a)
Thomas Morus
b)
Jean-Paul Sartre
c)
Pico de la Mirandola
d)
Michel de Montaigne
e)
Carlos Drummond de Andrade