quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sobre o SER HUMANO e seu comportamento



01. “Aristóteles por outro lado apropriou-se de sentido diverso da palavra e definiu logos como um dos três modos de persuasão, o argumento da razão, em sua Ars Rethorica (Retórica). Para o autor, logos trata do próprio discurso, enquanto este prova algo, ou ao menos parece provar. Para Aristóteles, o logos seria algo mais sofisticado do que um entendimento comum, o logos diferenciaria o ser humano dos outros animais, possibilitando a compreensão do que é bom e do que é mal, do que é benéfico e do que é prejudicial e do justo e injusto no discurso, e pensamentos manifestos neste discurso, em outros seres humanos.” (MACIEL, In: http://www.infoescola.com/filosofia/logos/)
Diante do entendimento de “logos” para Aristóteles, há também daí sua definição sobre o ser humano, que seria:
a)    Um ser pensante
b)   Uma criatura divina
c)    Um animal que mente
d)   Um corpo que possui alma
e)    Um animal racional e político

02. O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci (figura a seguir), caracteriza uma mudança de pensamento, de transição entre a Idade Média e a Moderna que pode ser descrita em:
a) A tomada de consciência de Deus sobre a vida dos homens
b) A virada de pensamento do racionalismo para o misticismo
c) A submissão dos seres humanos às ordens divinas e naturais
d) Ao retorno do platonismo na divisão do mundo em duas partes
e) A virada de pensamento do teocentrismo para o antropocentrismo

03. A ideia contida na frase “A existência precede a essência” que diz que a existência deve ser analisada para se entender realmente os seres humanos, e não uma suposta natureza, ou essência, foi escrita por:
a) Thomas Morus
b) Jean-Paul Sartre
c) Pico de la Mirandola
d) Michel de Montaigne
e) Carlos Drummond de Andrade

04. A charge exprime bem a ideia de Marx sobre um contexto de alienação: mesmo após anos de trabalho, o trabalhador não sabe qual é a etapa seguinte daquilo que ele faz em uma linha de montagem, no modo de produção capitalista, sobretudo o industrial.
Diante disto, Karl Marx, pensador alemão do século XIX, cria um conceito para expressar o processo que o trabalho alienado causa na humanidade, processo de desumanização, que é chamado de:
a) Dualismo, pois o trabalhador se divide em dois.
b) Natureza, pois faz parte daquilo que lhe é natural.
c) Condição, pois são as condições materiais de existência.
d) Alienação, pois o trabalhador não conhece as etapas da produção.
e) Reificação, pois o trabalhador acaba se transformando em um objeto.

21. O filósofo que no século XIX investigou sobre a origem da moral, não a admitindo como um dado, observando-a historicamente e encontrando no poder de alguns grupos, suas instituições e ideologias a sua legitimação foi:
A) Platão
B) Karl Marx
C) Aristóteles
D) F. Nietzsche
E) Jean-Paul Sartre

22. “A alma inferior é constituída de uma alma localizada no ventre, responsável por nossos desejos e nossas paixões (...), e de outra, localizada no peito, responsável por nossas emoções. Observe que cada uma dessas almas está relacionada com coisas que sentimos (desejos, paixões, emoções), uma vez que o corpo é a sede dos sentidos. A alma superior, segundo Platão, é a alma racional, que se localiza na cabeça e é responsável pelo pensamento.
Essas três almas têm uma relação direta com nosso comportamento, com nossa forma de agir. Todos nós pensamos e temos desejos, paixões e emoções. O que ocorre é que em cada pessoa uma dessas situações prevalece sobre as outras. Por isso Platão afirmou que cada um de nós tem um temperamento, que é a forma como as três almas se temperam (...), com uma delas predominando.” (GALLO, 2014, p. 119)
Diante da possibilidade do predomínio de uma das almas, Platão considera ideal:
a)        O estado em que o predomínio deve ser do caráter racional.
b)        Que todas as pessoas hajam bem de acordo com as emoções.
c)        Que em uma sociedade justa e boa, haja somente pessoas racionais.
d)       O estado em que as três almas se darão um pouco de cada, em cada momento.
e)        Que não houvessem pessoas racionais no governo, apenas pessoas com desejos, paixões e emoções.

23. Das citações do filósofo Friedrich Nietzsche abaixo, marque aquela que apresenta da melhor forma possível a sua tese da inversão de valores e o ressentimento como criador de uma moral de rebanho:
a) “Os homens graves e melancólicos ficam mais leves graças ao que torna os outros pesados, o ódio e o amor, e assim surgem de vez em quando à sua superfície.”
b) “Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos - para nos esquecermos dele em seguida.”
c) “No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás de um sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.”
d) “A ‘exploração’ não é própria de uma sociedade corrompida, ou imperfeita e primitiva: faz parte da essência do que vive, como função orgânica básica, é uma consequência da própria vontade de poder, que é precisamente vontade de vida. Supondo que isso seja uma inovação como teoria – como realidade é o fato primordial de toda a história: seja-se honesto consigo mesmo até esse ponto!”
e) “A rebelião escrava na moral começa quando o próprio ressentimento se torna criador e gera valores: o ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança imaginária obtêm reparação. Enquanto toda moral nobre nasce de um triunfante Sim a si mesma, já de início a moral escrava diz Não a um ‘fora’, um ‘outro’, um ‘não eu’ – e esse Não é seu ato criador.”

24. (UFU 1/1999) Segundo Jean Paul Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, liberdade é:
I- escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
II- aceitar o que a existência determina como caminho para a vida do homem.
III- sempre uma decisão livre, por mais que se julgue estar sob o poder de forças externas.
IV- estarmos condenados a ela, pois é a liberdade que define a humanidade dos humanos.
Assinale
a) se apenas I e IV estiverem corretas.
b) se apenas II e III estiverem corretas.
c) se apenas III e IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II e IV estiverem corretas.
e) se apenas I, III e IV estiverem corretas.

25. O filósofo francês Gilles Lipovetsky, em uma conferência em 2001 no Canadá, afirmou:
“Vê-se claramente o aspecto instrumental da ética dos negócios comandada pelos interesses vitais das empresas. A moral transformou-se em meio econômico, em instrumento de gestão, em técnica de administração. Fala-se, com frequência, de um retorno da moral. Creio que essa formulação não é exata. De fato, produziu-se uma reviravolta, pois, de agora em diante, virtudes e valores são instrumentalizados a serviço das empresas. Não há retorno ou renascimento da moral, mas a operacionalização utilitária dos ideais. Paralelamente à irrupção dos valores, avança a lógica do poder e da competição econômica, transformando os fins em meios, tecnicizando, “racionalizando’ a esfera da virtude.” (In: GALLO, 2013, p. 287).
A partir do trecho proferido por Lipovetsky acima, marque o item correspondente:
a)    A moral e as virtudes decorrentes de seus princípios são características específicas dos gregos e romanos que presavam pela ética.
b)    A instrumentalização da moral, no auxílio da reflexão sobre os princípios da ação consciente, contribui para uma sociedade mais desenvolvida economicamente.
c)    O renascimento da moral à serviço das empresas e dos negócios vem como uma tendência positiva na atual sociedade no que concerne à mudança das relações humanas e ao acréscimo do uso da razão.
d)    A perspectiva da inserção da ética nos negócios, na visão do filósofo, é uma instrumentalização à serviço das empresas, sendo a ética usada para atender aos interesses do modo de produção dominante.
e)    Moral, Virtude e Ética são conceitos filosóficos incompatíveis com a atual sociedade e seu modo de produção baseado na máxima industrialização, gerenciamento racional de pessoal e busca pelo lucro como última instância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário