01.
“Aristóteles por outro lado apropriou-se de sentido diverso da palavra e
definiu logos como um dos três modos de persuasão, o argumento da razão, em sua
Ars Rethorica (Retórica). Para o
autor, logos trata do próprio discurso, enquanto este prova algo, ou ao menos
parece provar. Para Aristóteles, o logos seria algo mais sofisticado do que um
entendimento comum, o logos diferenciaria o ser humano dos outros animais,
possibilitando a compreensão do que é bom e do que é mal, do que é benéfico e
do que é prejudicial e do justo e injusto no discurso, e pensamentos manifestos
neste discurso, em outros seres humanos.” (MACIEL, In:
http://www.infoescola.com/filosofia/logos/)
Diante
do entendimento de “logos” para Aristóteles, há também daí sua definição sobre
o ser humano, que seria:
a)
Um
ser pensante
b)
Uma
criatura divina
c)
Um
animal que mente
d)
Um
corpo que possui alma
e)
Um
animal racional e político
02.
O Homem Vitruviano de Leonardo da
Vinci (figura a seguir), caracteriza uma mudança de pensamento, de transição
entre a Idade Média e a Moderna que pode ser descrita em:
a)
A tomada de consciência de Deus sobre a vida dos homens
b)
A virada de pensamento do racionalismo para o misticismo
c)
A submissão dos seres humanos às ordens divinas e naturais
d)
Ao retorno do platonismo na divisão do mundo em duas partes
e)
A virada de pensamento do teocentrismo para o antropocentrismo
03.
A ideia contida na frase “A existência precede a essência” que diz que a
existência deve ser analisada para se entender realmente os seres humanos, e
não uma suposta natureza, ou essência, foi escrita por:
a)
Thomas Morus
b)
Jean-Paul Sartre
c)
Pico de la Mirandola
d)
Michel de Montaigne
e)
Carlos Drummond de Andrade
04.
A charge exprime bem a ideia de Marx sobre um contexto de alienação: mesmo após
anos de trabalho, o trabalhador não sabe qual é a etapa seguinte daquilo que
ele faz em uma linha de montagem, no modo de produção capitalista, sobretudo o
industrial.
Diante
disto, Karl Marx, pensador alemão do século XIX, cria um conceito para
expressar o processo que o trabalho alienado causa na humanidade, processo de
desumanização, que é chamado de:
a)
Dualismo, pois o trabalhador se divide em dois.
b)
Natureza, pois faz parte daquilo que lhe é natural.
c)
Condição, pois são as condições materiais de existência.
d)
Alienação, pois o trabalhador não conhece as etapas da produção.
e)
Reificação, pois o trabalhador acaba se transformando em um objeto.
21. O
filósofo que no século XIX investigou sobre a origem da moral, não a admitindo
como um dado, observando-a historicamente e encontrando no poder de alguns grupos,
suas instituições e ideologias a sua legitimação foi:
A)
Platão
B)
Karl Marx
C)
Aristóteles
D)
F. Nietzsche
E)
Jean-Paul Sartre
22.
“A alma inferior é constituída de uma alma localizada no ventre, responsável
por nossos desejos e nossas paixões (...), e de outra, localizada no peito,
responsável por nossas emoções. Observe que cada uma dessas almas está
relacionada com coisas que sentimos (desejos, paixões, emoções), uma vez que o
corpo é a sede dos sentidos. A alma superior, segundo Platão, é a alma racional, que se localiza na cabeça e é
responsável pelo pensamento.
Essas
três almas têm uma relação direta com nosso comportamento, com nossa forma de
agir. Todos nós pensamos e temos desejos, paixões e emoções. O que ocorre é que
em cada pessoa uma dessas situações prevalece sobre as outras. Por isso Platão
afirmou que cada um de nós tem um temperamento,
que é a forma como as três almas se temperam (...), com uma delas
predominando.” (GALLO, 2014, p. 119)
Diante
da possibilidade do predomínio de uma das almas, Platão considera ideal:
a)
O
estado em que o predomínio deve ser do caráter racional.
b)
Que
todas as pessoas hajam bem de acordo com as emoções.
c)
Que
em uma sociedade justa e boa, haja somente pessoas racionais.
d)
O
estado em que as três almas se darão um pouco de cada, em cada momento.
e)
Que
não houvessem pessoas racionais no governo, apenas pessoas com desejos, paixões
e emoções.
23. Das citações
do filósofo Friedrich Nietzsche abaixo, marque aquela que apresenta da melhor
forma possível a sua tese da inversão de
valores e o ressentimento como
criador de uma moral de rebanho:
a) “Os homens
graves e melancólicos ficam mais leves graças ao que torna os outros pesados, o
ódio e o amor, e assim surgem de vez em quando à sua superfície.”
b) “Nós fazemos
acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem
com quem convivemos - para nos esquecermos dele em seguida.”
c) “No convívio
com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro
encontrarmos por detrás de um sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes
por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.”
d) “A ‘exploração’
não é própria de uma sociedade corrompida, ou imperfeita e primitiva: faz parte
da essência do que vive, como função orgânica básica, é uma consequência da
própria vontade de poder, que é precisamente vontade de vida. Supondo que isso
seja uma inovação como teoria – como realidade é o fato primordial de toda a
história: seja-se honesto consigo mesmo até esse ponto!”
e) “A rebelião
escrava na moral começa quando o próprio ressentimento se torna criador e gera
valores: o ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a
dos atos, e que apenas por uma vingança imaginária obtêm reparação. Enquanto
toda moral nobre nasce de um triunfante Sim a si mesma, já de início a moral escrava
diz Não a um ‘fora’, um ‘outro’, um ‘não eu’ – e esse Não é seu ato criador.”
24. (UFU 1/1999)
Segundo Jean Paul Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, liberdade é:
I- escolha
incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
II- aceitar o que
a existência determina como caminho para a vida do homem.
III- sempre uma
decisão livre, por mais que se julgue estar sob o poder de forças externas.
IV- estarmos
condenados a ela, pois é a liberdade que define a humanidade dos humanos.
Assinale
a) se apenas I e
IV estiverem corretas.
b) se apenas II e
III estiverem corretas.
c) se apenas III e
IV estiverem corretas.
d) se apenas I, II
e IV estiverem corretas.
e) se apenas I,
III e IV estiverem corretas.
25. O filósofo
francês Gilles Lipovetsky, em uma conferência em 2001 no Canadá, afirmou:
“Vê-se claramente
o aspecto instrumental da ética dos negócios comandada pelos interesses vitais
das empresas. A moral transformou-se em meio econômico, em instrumento de
gestão, em técnica de administração. Fala-se, com frequência, de um retorno da
moral. Creio que essa formulação não é exata. De fato, produziu-se uma
reviravolta, pois, de agora em diante, virtudes e valores são
instrumentalizados a serviço das empresas. Não há retorno ou renascimento da
moral, mas a operacionalização utilitária dos ideais. Paralelamente à irrupção
dos valores, avança a lógica do poder e da competição econômica, transformando
os fins em meios, tecnicizando, “racionalizando’ a esfera da virtude.” (In:
GALLO, 2013, p. 287).
A partir do trecho
proferido por Lipovetsky acima, marque o item correspondente:
a) A moral e as virtudes decorrentes de seus
princípios são características específicas dos gregos e romanos que presavam
pela ética.
b) A instrumentalização da moral, no auxílio da
reflexão sobre os princípios da ação consciente, contribui para uma sociedade
mais desenvolvida economicamente.
c) O renascimento da moral à serviço das
empresas e dos negócios vem como uma tendência positiva na atual sociedade no
que concerne à mudança das relações humanas e ao acréscimo do uso da razão.
d) A perspectiva da inserção da ética nos
negócios, na visão do filósofo, é uma instrumentalização à serviço das
empresas, sendo a ética usada para atender aos interesses do modo de produção dominante.
e) Moral, Virtude e Ética são conceitos
filosóficos incompatíveis com a atual sociedade e seu modo de produção baseado
na máxima industrialização, gerenciamento racional de pessoal e busca pelo
lucro como última instância.
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