sexta-feira, 8 de abril de 2011

PROBLEMÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS: REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO¹


Fernando Luiz Duarte Junior²
                                   Orientador: Dr. Emanuel Ângelo Rocha Fragoso³

 
Pretende-se com este artigo, refletir sobre alguns aspectos da prática docente em Filosofia. Após décadas de ausência da disciplina filosófica na grade curricular das escolas de Ensino Médio, faz-se necessário exigir um maior empenho por parte dos estudantes, futuros professores e atuais docentes, em apreender e ou desenvolver, e, ou aperfeiçoar métodos pedagógicos eficazes para o ensino da Filosofia no Ensino Médio, bem como iniciar e, ou acompanhar e, ou estimular a discussão acerca dos conteúdos a serem ministrados. Buscamos incentivar o debate de questões como a hora aula semanal, a metodologia a ser aplicada, os conteúdos a serem ministrados, a forma de avaliação, e inúmeras outras problemáticas vividas no cotidiano escolar e experienciadas no PIBID/Filosofia na E.E.F.M. José de Alencar (situada no bairro Messejana da cidade de Fortaleza). Propomos aqui como referência inicial para o debate no plano metodológico, o livro “Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio” da professora da Universidade de Campinas – UNICAMP, Lidia Maria Rodrigo. A escolha deste livro justifica-se por se tratar de um livro que aborda o tema de forma atual e une uma nova proposta metodológica denominada pela autora de Unidade Didática, que será por nós apresentada e analisada.

Palavras Chaves: Prática Docente em Filosofia. Unidades Didáticas. Lidia Maria Rodrigo.
 


¹ Resumo de proposta de comunicação para a II Semana de Filosofia no Cariri e I Semana sobre Ensino de Filosofia no Cariri, maio de 2011.
² Graduando em Filosofia, desde 2007, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista PIBID/CAPES, desde 2010.
³Professor Doutor da Universidade Estadual do Ceará, Coordenador do PIBID/Filosofia – UECE.

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