segunda-feira, 4 de abril de 2011

“PALAVRA VERDADEIRA” E “PALAVRA FALSEADA” – POSSIBILIDADES DE ENUNCIAÇÃO DA REALIDADE A PARTIR DE UMA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO FREIREANA *


Fernando Luiz Duarte Junior – UECE - PIBID/CAPES
fldj@hotmail.com

Embora nosso tema não seja abordado de forma direta com muita atenção do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire (1921 – 1997), é, pois, fruto de discussão relevante não só para o ambiente acadêmico filosófico como para o entendimento da própria sociedade enquanto perspectivada à luz de uma teoria do antagonismo de classes. Com isso, pretendemos inserir à discussão o pensamento do autor quando diz: “Não há palavra verdadeira que não seja práxis. Daí dizer que a palavra verdadeira seja transformar o mundo.” (FREIRE, 2005, p. 89). É com esta afirmação do seu “Pedagogia do Oprimido” (lançado pela Herder & Herder em 1970) que pretendemos trabalhar sua argumentação filosófica do que seja “Palavra Verdadeira”, porque ela é práxis, e, sobretudo, transformação do mundo. Para compreendermos aquela afirmação é necessário passar por sua contraposição lógica, que chamamos “Palavra Falseada”. Ela é o obscurecimento da possibilidade de transformação do mundo. É uma anti-práxis. Pretende-se através dela manter o mundo como está, ou seja, [grosso modo] uns mandam, outros obedecem. O fato de uns mandarem e outros obedeceram não é o centro da questão em si. Vendo que é necessário certa relação intersubjetiva em que consciências pretendem se afirmar em um mesmo campo aberto de possibilidades. Campo este de batalha, mas, uma batalha que não se deve ferir o oponente de forma a subjugá-lo, pois, é possível e preferível através de uma “ética universal dos seres humanos” o tratamento por igual de sujeito-sujeito de um pelo outro: eis a implicação ética de Freire.  O centro da questão em si é a vocação ontológica do ser humano de Ser Mais confirmada na sua liberdade, historicidade e criação, na sua constante humanização. Onde o poder dominante quer negar de forma mascarada isto. Afim de esclarecermos estas problemáticas e desenvolver sua teoria da Palavra Verdadeira como práxis e transformação do mundo é que propomos este inicial estudo aqui indicado.

Palavras Chaves: Palavra Verdadeira. Palavra Falseada. Pedagogia da Libertação. Ética. Paulo Freire.

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* Resumo elaborado para ser apresentado no XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia - Rio de Janeiro, 2011.

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