terça-feira, 29 de setembro de 2009

Educação: da apropriação pelo capital a resistência ao capital


Autor: Ítalo Andrade Lima¹

Orientadora: Cristiane Maria Marinho



RESUMO: O presente artigo pretende refletir sobre a escola tanto como meio de reprodução da concepção ideológica burguesa quanto como forma de transformação social por meio da construção de uma consciência de classe. Pretende-se mostrar que na escola é possível formar outra concepção ideológica, antagônica à vigente, como elemento na construção de uma sociedade alternativa a capitalista. Nesse trabalho a escola será mostrada como meio de “preparar” o individuo para o mercado de trabalho por intermédio de uma grade curricular voltada para a formação de mão-de-obra. A escola serve também como forma massiva de reproduzir a ideologia dominante nos moldes burocráticos empresariais, tendo sido impregnada, através da apropriação feita pelo capital, da idéia de concorrência, rankiamento e outras esquematizações que são natas de uma empresa nos moldes capitalistas. Entendemos que a educação na sua feição capitalista atual não é suficiente para fundamentar a emancipação do homem trabalhador, uma vez que a educação deve servir como um meio de formar um individuo crítico, não só dentro do espaço da escola mas também no trabalho que este irá exercer. A educação deve servir para que o trabalhador se questione sobre a forma alienante do trabalho hoje instaurado e não para adaptá-lo ao sistema.


Palavras-chave: educação, capitalismo, emancipação.


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1. Graduando em Filosofia - Universidade Estadual do Ceará.

Um comentário:

  1. Olha que legal esse blog Fernando!Esse blog é como o peripatéticos virtuais!Só que ele não tá bombando não!Vou seguir!

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