ESTUDOS DE PARENTESCO E SOBRE FAMÍLIAS
1) No caso da espécie humana, em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos, a determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao analista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica.
Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica as suas características particulares e sua relação de parentesco com os demais.
Indivíduos do sexo masculino são representados por um quadrado, e os do sexo feminino, por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é indicado por um traço horizontal que une os dois membros do casal. Os filhos de um casamento são representados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal e os indivíduos presos a uma linha horizontal por traços verticais constituem uma irmandade.
Os principais símbolos são os seguintes:
Dados os dados acima, analise as árvores genealógicas abaixo e marque o item que apresenta uma relação incestuosa.
a)
b)
c)
d)
2) O tipo de arranjo familiar que influenciou a construção política e social de boa parte do planeta em que o pai, a figura masculina, é o grande proprietário e senhor de direito de suas propriedades e sua prole, chamamos de:
a) Família Monoparental d) Família Monocrática
b) Família Nuclear e) Família Jurídica
c) Família Patriarcal
3) O fenômeno social de proibição do casamento entre irmãos ou entre tios e sobrinhos, por exemplo, é explicado por:
a) A Constituição Federal da maioria dos países ocidentais e democráticos, pois é exigido a troca de irmãos para a consolidação social.
b) A proibição jurídica de cada Estado.
c) Pela falta de desejo natural, explicado por Freud e a teoria do complexo de Édipo e o complexo de Electra.
d) Pela regra moral que proíbe o incesto, explicada por Lévi-Strauss em seu “As Estruturas Elementares do Parentesco”.
e) Pela fundamentação religiosa em que leis como “respeitar pai e mãe” impossibilita a reprodução sexual com os mesmos.
Leia o texto abaixo e
responda o que se pede.
Para conduzir tantas modificações
capazes de garantir a sobrevivência aos ascendentes do Homo sapiens,
estabeleceu-se uma forma muito peculiar de vida grupal – associação baseada nas
relações consaguíneas e de parentesco, mas flexíveis a ponto de incluir
relações estabelecidas com base na troca e na cooperação. As relações sociais
diversificaram-se, afastaram-se de sua origem genética, e as regras de
convivência e tolerância tornaram-se mais importantes para a manutenção e
reprodução do grupo. Milhares de anos devem ter sido gastos na elaboração
dessas novas relações que se criavam no interior desses grupos humanos, fazendo
conviver a divisão de trabalho com regras de parentesco, como a exogamia.
Esse arranjo complexo, bastante
inovador, que fundia comportamentos instintivos ordenadores da re-produção
sexual com formas de trabalho cooperativo, tornou-se ainda mais complicado
quando, inven-tando a agricultura, nossos antepassados puderam se fixar em um
sítio e nele estabelecer princípios de propriedade.
Para administrar esse complexo de
relações foi ne-cessário elaborar uma nova sexualidade, a fim de aumentar a
produção da espécie e de criar laços du-radouros para a manutenção da prole.
Nessa nova dinâmica sexual, que deu origem às famílias, devemos identificar o
acasalamento que ocorre fora dos períodos férteis do ciclo menstrual das
fêmeas, o jogo de sedução sexual expressivo e duradouro e a exogamia como
expectativa da relação amorosa.
(COSTA, 2010, p. 184-185)
4) A Exogamia significa:
a) A
quebra das relações de casamento que impossibilita a reprodução da espécie.
b) As
relações de cruzamento ou casamento por indivíduos não aparentados.
c) A
proibição do acasalamento ou casamento entre irmãos ou pais e filhos.
d) A
hereditariedade familiar que constitui a segurança da propriedade à prole.
5) O
texto deixa a entender que:
a) A
agricultura como algo natural do Homo sapiens.
b) Exogamia
deve ser praticada para a espécie se reproduzir.
c) A
família mostra-se como uma evolução da cultura humana.
d) A
prática sexual como algo inerente ao instinto.
6) As famílias monoparentais tem como
predominância estatística:
a) Mais de 5 filhos na casa.
b) As maiores rendas per capitas.
c) O chefe de família ser o viúvo.
d) O chefe de família sendo a
mulher (mãe).
7) A tragédia edipiana apresentada
pelos gregos e tomada por Sigmund Freud para explicar o tabu do incesto mostra
um amor impossível. Marque abaixo que amor é esse:
a) O amor de um estrangeiro pela
pátria.
b) O amor sexual entre mãe e filho.
c) O
amor entre pai e filho adotivo.
d) O amor sexual entre irmãos.
8) Com as ressalvas que devem ser
feitas ao método durkheiminiano por linearizar a perspectiva da construção
familiar, leia o texto abaixo de Anália Maria Cardoso Torres com base no
pensamento do sociólogo francês e marque a alternativa correta:
Estabelece-se através desta análise
comparativa, por exemplo, que as famílias de tipo germânico (de tipo paternal)
eram mais favoráveis a uma certa autonomia dos filhos casados em relação aos
ascendentes – nomeadamente pelo facto de tenderem a sair de casa do pai e a
fundarem uma família como “comunidade de bens conjugal”, liberta das lealdades
ao chefe e patriarca que eram comuns na família românica. E exactamente porque
constituíam uma nova unidade “os sentimentos conjugais deixavam de ser neutralizados
pelos sentimentos propriamente domésticos, e os bens adquiridos pelo marido e
pela mulher, no decurso da sua colaboração, apareciam muito naturalmente como a
coisa comum da sociedade dos esposos” (Durkheim, 1892, 1975: 129). Aliás, a ideia
segundo a qual o direito romano acaba por contribuir para a maior desigualdade
entre homens e mulheres no contexto do casamento e da família associa-se à
maior dependência deste tipo de família perante a autoridade do patriarca: “a
noção romana de poder marital substitui-se à concepção germânica de
mainbournié: o marido torna-se “senhor e mestre” dos bens comuns; ele pode
dispor deles “à sua vontade e prazer”; a mulher, ao contrário, foi atingida por
uma incapacidade e inferioridade radicais” (Durkheim, 1892, 1975: 130).
(Texto retirado de
http://www.analiatorres.com/pdf/agregacao/RelatoriodaUCSociologiadaFamiliaTeoriasedebates.pdf
em 10 de setembro de 2013)
a) Através
do método compreensivo, Durkheim percebe a construção das famílias com base na
romana onde os pares do matrimônio possuem uma maior liberdade e com base na
germânica onde os pares construíram funções diferentes onde a mulher se submete
como uma serva ao marido.
b) A
perspectiva crítica do sociólogo Durkheim entra em conflito com a perspectiva
de Anália Maria Cardoso Torres, donde se percebe uma contralinearidade e
contradição no levantamento do pensamento de ambos.
c) Através
do método funcionalista, Durkheim percebe a construção das famílias com base na
germânica onde os pares do matrimônio possuem uma maior liberdade e com base na
romana onde os pares construíram funções diferentes onde a mulher se submete
como uma serva ao marido.
d) A
sociedade romana e seu pensamento jurídico-político é modelo de constituição
para muitas sociedades ocidentais contemporâneas, assim como seu pensamento
constituído sobre o direito das mulheres e dos homens na família conhecida como
patriarcal, donde o chefe da família é a mãe na ausência do pai.
9) Segundo o censo de 2010
feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de
161.981.299 pessoas com dez anos ou mais por família, 32.934.535 ganham entre 1
a 2 salários mínimos, 31. 192.417 ganham entre ½ a 1 salário mínimo e 53.104.874
não tem rendimento. Com base nos dados podemos afirmar:
a) Mais de 72% da
população brasileira vivia em 2010 com até 2 salários mínimos.
b) Quase 30% da população
brasileira em 2010 vivia com menos de 2 salários mínimos.
c) Mais de 30% da
população brasileira vivia em 2010 com mais de 2 salários mínimos.
d) Menos de 18% da
população brasileira vivia em 2010 com mais de 2 salários mínimos.
e) Que no Brasil há uma
igualdade de rendimento de uma forma geral na população.
10) “Na verdade, a renda per capita é um indicador impreciso para
atestar a condição de subdesenvolvimento ou desenvolvimento de um país,
principalmente porque não leva em conta a concentração de renda. Como é uma
média, aparenta uma situação falsa, pois é como se todos os habitantes do país
tivessem a mesma renda, o que não acontece.” (OLIVEIRA, 2010, p. 171).
De acordo com o censo de 2010 feito
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda per capita média brasileira era:
a)
500,00 reais c) 800,50 reais e) 700,00 reais
b)
400,00 reais d) 900,00 reais
11) “O Código Civil de 1916 regia
apenas a família constituída através do casamento, entre o homem e mulher,
conhecida como a família tradicional, sendo esta considerada indissolúvel.
Para melhor compreensão dessa
evolução pela qual passou a família brasileira, há de se fazer referência a
algumas leis que aos poucos foram garantindo direitos, principalmente às
mulheres, como por exemplo, a Lei nº 4.121∕62, o estatuto da mulher casada, que
possibilitou a mulher de administrar os bens que lhes eram reservados.
Outra importante contribuição foi a
Lei nº 6.515∕77, a lei do divórcio, veio alterar a definição de família,
possibilitando a dissolução do vínculo e a constituição de novas famílias.
A Família vem passando por grandes
modificações, e isso, despertou no Estado um maior interesse na sua tutela
jurídica, fazendo surgir outras formas de arranjos familiares além dos
enumerados na Constituição Federal.”
(CARVALHO, Adriana Pereira Dantas.
Casamento homoafetivo. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 107, dez 2012.
Disponível em: .
Acesso em abr 2014.)
Marque a alternativa correta de
acordo com o texto acima e a evolução das famílias no Brasil.
a) Até a década de 1960, a
mulher não podia se divorciar do marido e constituir nova família de forma
legal no Brasil.
b) Até 1916, a família
tradicional, família nuclear, era vista como indissolúvel pela Constituição.
c) O casamento civil é uma
forma de garantir os direitos dos pares, portanto, as leis devem abarcar,
democraticamente, todos os arranjos familiares.
d) A Lei de 1977 garante à
mulher no seio da sociedade sua independência do homem.
12) “A lei 9.278 de 1996, que
disciplina a união estável, dispõe em seu artigo 8º: "Os conviventes poderão,
de comum acordo e a qualquer tempo, requerer a conversão da união estável em
casamento, por requerimento ao Oficial do Registro Civil da Circunscrição de
seu domicílio". Desse modo, a partir do reconhecimento da união estável
homoafetiva, inúmeros casais têm ingressado com pedido judicial de conversão da
união estável em casamento.
O primeiro casamento entre duas
pessoas do sexo masculino no Brasil (por intermédio do instituto da conversão
de união estável em casamento) foi realizado no município de Jacareí, no
interior do estado de São Paulo, em 28 de junho de 2011. No mesmo dia, em
Brasília, a juíza Junia de Souza Antunes, da 4ª Vara de Família converteu em
casamento a união estável entre duas mulheres. Em 25 de outubro, a quarta turma
do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, por 4 votos a 1, o casamento
entre pessoas do mesmo sexo.
Em 15 de maio de 2013, o Conselho
Nacional de Justiça (CNJ) aprova uma nova resolução que obriga os cartórios de
todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável
homoafetiva em casamento.”
(Retirado de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_entre_pessoas_do_mesmo_sexo_no_Brasil em
22 de abril de 2014)
Marque a alternativa correta de
acordo com o texto:
a) O casamento civil
homoafetivo no Brasil ainda é proibido por lei.
b) O casamento civil
homoafetivo no Brasil nunca foi proibido legalmente.
c) O primeiro casamento
homoafeivo legalizado no Brasil aconteceu em 1996.
d) A obrigação dos
cartórios pelo CNJ a celebrar os casamentos homoafetivos veio apenas em 2013.
13) Leia o texto abaixo e
marque a alternativa que correponde à compreensão de família sociologicamente
apresentada:
Família: não apenas um grupo, mas um fenômeno
social
As famílias são consideradas grupos
primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade
dos sentimentos entre as pessoas.
Na Família que se dá início ao processo de socialização,
educação e formação para o mundo
Considerando-se que a vida social é
algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto
indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação
e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos
biológicos, mas sua constituição ao longo da história em todos os agrupamentos
humanos não se limitou apenas ao aspecto da procriação e preservação da
espécie, mas tornou-se um fenômeno social.
As famílias são consideradas grupos
primários, nos quais as relações entre os indivíduos são pautadas na subjetividade
dos sentimentos entre as pessoas, fato que justifica, muitas vezes, o amor
existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea. Assim,
os laços que unem os indivíduos em família não se sustem pela lógica da troca,
da conveniência do relacionamento a partir de um cálculo racional como que em
um contrato no mundo dos negócios em que cada parte vê vantagem na relação
existente, constituindo um grupo formal. Ao contrário, a família é um grupo
informal, no qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade, e que por conta
deste sentimento criam vínculos que garantem a convivência (em um mesmo local
de residência, por exemplo), além da cooperação econômica.
(Texto retirado de
http://www.brasilescola.com/sociologia/familia-nao-apenas-um-grupo-mas-um-fenomeno-social.htm
em 10 de setembro de 2013)
a) A família é um grupo
social constituído para a manutenção da vida.
b) A família é um grupo
social que representa um fenômeno de agregação baseado sobretudo no afeto,
afinidade e cooperação.
c) A família está
destruída na contemporaneidade por conta da fragmentação ideológica.
d) A família é sobretudo o
grupo social primário que representa a instituição moral e cívica para as crianças
inculcando-lhes deveres para com os outros.
e) A família é um conceito
abrangente que perspectiva a possibilidade de agregação social dos indivíduos
na sociedade.
14) Quanto aos conceitos sociológicos
de família nuclear e família extensa, marque o item correto:
a) Familia
nuclear é aquela composta tradicionalmente por pai, mãe e filhos e Família
extensa são os outros parentes, como tia, tio ou avós.
b) Família
nuclear é aquela que está por princípio na formação do sujeito, enquanto que
Família extensa são todas as outras relações, secundárias ou terciárias
relacionadas com a formação do indivíduo.
c) Família nuclear é aquela que
engloba todos os nossos parentes e Família extensa é aquela que mora conosco.
d) Familia nuclear é aquela
composta tradicionalmente por pai, mãe e filhos e Família extensa são a Família
nuclear mais os outros parentes, como tia, tio ou avós que moram no mesmo
local.
OUTRAS
1) Leia o texto abaixo de André Wagner Rodrigues e
marque a alternativa que representa a teoria cor-respondente a essa perspectiva
da escola na educação contemporânea.
A escola se encarrega das crianças de todas as classes sociais desde a
mais tenra idade, inculcando nelas os saberes contidos da ideologia dominante
(a língua materna, a literatura, a matemática, a ciência, a história) ou
simplesmente a ideologia dominante em estágio puro (moral, educação cívica,
filosofia).
Na escola, ou em qualquer ambiente que se pretenda educativo, as idéias
dominantes serão aquelas que favoreçam ou atendam os interesses capitalistas.
Estando a escola inserida em um contexto sócio-econômico definido, ou seja,
fazendo ela parte de uma sociedade capitalista, de classes, onde dominantes
exploram dominados, há que se supor que a educação ali promovida acaba por
refletir o ideal político dominante naquela sociedade.
(Texto retirado de http://www.historiaemperspectiva.com/2011/ em 10 de setembro
de 2013)
a) Nova
b) Crítico-Reprodutivista
c) Crítica Social dos
Conteúdos
d) Técnica
e Libertadora
2) As revoluções burguesas, principalmente a inglesa (séc. XVII) e a francesa (séc. XVIII), vão encerrar definitivamente o
feudalismo e inaugurar um novo modo de produção – o capitalismo. A burguesia,
classe social em ascensão, irá conceber uma nova doutrina social ou uma nova
ideologia para o capitalismo que se denominará liberalismo. Os princípios do
liberalismo são: o individualismo, a propriedade, a liberdade, a igualdade e a
democracia.
Esta doutrina coloca no esforço individual toda a responsabilidade para
que as pessoas atinjam o sucesso ou o progresso, desconsiderando as condições
econômicas e sociais nas quais estejam vivendo. Para o liberalismo, os
indivíduos serão tão mais livres quanto menor for a ação do Estado, ou seja, o
Estado não deve interferir e despender recursos para serviços públicos.
(SARAIVA, 2013, pp. 100-101).
De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre a escola no mundo
contemporâneo, marque a alternativa correta sobre a perspectiva crítica diante
das consequências liberais para a educação:
a) Para o liberalismo todos
nascemos iguais e somos dotados das mesmas capacidades, portanto a educa-ção
deve ser igual para todos baseado no esforço de cada um, porém essa perspectiva
não dimensiona as determinações prévias da condição social para os indivíduos.
b) Para o liberalismo todos
nascemos iguais e somos dotados das mesmas capacidades, portanto a educa-ção
deve ser igual para todos baseado no esforço de cada um, porém a educação deve
ser diferenciada no sentido de um setor aprender funções de comando e outro
setor aprender funções de execução.
c) Para o liberalismo as
determinações sociais são causas das diferenciações de posições e pensamentos
dos sujeitos, portanto a educação deve ser uma equa-lizadora dessas diferenças
para que todos possam ser concretamente iguais já que em essência não são.
d) O liberalismo passa por
cima das particularidades culturais, políticas e jurídicas das sociedades
perifé-ricas, fazendo com que essas sociedades tenham que se adaptar aos seus
preceitos ideológicos e as suas formas de educação elitistas.
e) Os itens a e b estão
corretos e os itens c e d estão errados no que concerne a ideia liberal.
3) Na perspectiva da Sociologia Funcionalista, a
família nuclear é considerada uma unidade fundamental para a organização da
sociedade, pois detém as funções de proporcionar estabilidade emocional a seus
membros. Fazem parte dessa perspectiva:
a) Max Weber e Michel Foucault.
b) Karl Marx e Claude Lévi-Strauss.
c) Émile Durkheim e Talcot Parsons.
d) Bronislaw Malinowski e Howard Becker.
e) Paulo Freire e Pierre Boudieu.
4) Teorias pedagógicas diversas construídas por
pedagogos, filósofos, sociólogos e psicólogos tentam entender a dinâmica, a função,
a origem e objetivos da escola e da educação. Dentre as diversas teorias, temos
aquela que entende que a escola é uma instituição, que por meio de suas
práticas, conhecimentos e valores veiculados, tem contribuído para a
reprodução das desigualdades da sociedade de classe em que vivemos. Essa
teoria chamamos de:
a) Funcionalista. d) Libertadora
b) Progressista. e) Integralista
c) Crítico-Reprodutivista.
5) Para Paulo Freire, um
dos maiores educadores do mundo, nascido em Pernambuco, nordeste do Brasil, a
educação deveria ter como finalidade:
a) O
bom desenvolvimento do ser humano e ampliar suas capacidades inteligíveis e laborais.
b) A
conscientização dos sujeitos e a mobilização para a transformação da sociedade.
c) A
moralização e conscientização dos sujeitos para o bom convívio em sociedade.
d) Criar
militantes para lutar na causa socialista.
6) Freire nos indica que a
Palavra como posicionamento no mundo pode servir como elemento de libertação
ou como elemento de manutenção da o-pressão. De mesmo pensamento, o filósofo de
formação e sociólogo francês, Bourdieu (1989) também alerta o poder da palavra
como instrumento de dominação e inculturação. Porém, a sua afirmativa alerta
que “o que faz o poder das palavras (...), poder de manter a ordem ou de a
subverter, é a crença na legitimidade das palavras e daquele que as pronuncia,
crença cuja produção não é de competência das palavras.”. Sendo, portanto, o
poder, através da chamada “violência simbólica” exercida pela classe dominante,
instituído não pela palavra em si, mas por quem detém...
a) Mais
dinheiro na sociedade.
b) O
maior capital, que gera maior possibilidade de dominação.
c) A
maior força.
d) Mais
poder político que pode falar em assembleias democráticas.
7) Marque o item correto
que indica qual dos pensadores abaixo é indicado como um dos responsáveis pela
forma tradicional de classificar e pensar o conhecimento hoje:
a) Paulo
Freire d) Pierre Bourdieu
b) René
Descartes e) Michel Foucault
c) Florestan
Fernandes
8) “O
Subdesenvolvimento é um termo utilizado para fazer referência aos países cujo
desenvolvimento econômico e social são limitados, apresentando um alto grau de
desigualdades sociais e um elevado nível de pobreza e de miséria. Atualmente, a
maior parte dos países é considerada subdesenvolvida.
Antigamente, utilizava-se a
expressão “terceiro mundo” para se referir ao grupo de países hoje tido como
subdesenvolvido, uma vez que o “primeiro mundo” seria os países desenvolvidos
capitalistas e o “segundo mundo” seria os países desenvolvidos socialistas. No
entanto, essa divisão não é mais utilizada e é considerada obsoleta.
Quais as origens do
subdesenvolvimento? Não há um total consenso na bibliografia especializada sobre
as reais origens do subdesenvolvimento. No entanto, a corrente mais forte é
aquela que preconiza que esse problema seja oriundo da exploração estrangeira
colonial, em que países “descobridores” (as metrópoles) ocuparam e colonizaram
outros povos (as colônias), submetendo-os à sua cultura e explorando
intensamente os seus recursos naturais.
Entre as metrópoles, destacaram-se
os países europeus, que colonizaram territórios nas Américas, na África e na
Oceania, tendo eventualmente invadido e dominado alguns territórios localizados
no continente asiático (a exemplo da dominação da Inglaterra sobre a Índia).
Além do colonialismo, registra-se
também a ação do imperialismo, em que algumas nações – com destaque para a
Inglaterra e os Estados Unidos – dominaram política, militar e economicamente
outros países, impondo sobre esses os seus ritmos de produção e suas concepções
de desenvolvimento.
Dessa forma, estabeleceu-se uma
Divisão Internacional do Trabalho em que as colônias e países economicamente
dependentes centravam seus esforços em produzir matérias-primas voltadas para o
capital estrangeiro. Por outro lado, os países considerados centrais ou
desenvolvidos transformavam essas matérias-primas em produtos industrializados,
fornecendo suas mercadorias tanto para abastecer seu mercado interno quanto seu
mercado externo.
Com isso, a economia interna e o
mercado consumidor dos países subdesenvolvidos eram pouco dinâmicos, o que
elevou o grau de dependência e acentuou os níveis de endividamento desses
países para construir suas infraestruturas internas.”
(http://www.brasilescola.com/geografia/subdesenvolvimento.htm)
Quanto a relação Métropole –
Colônia, marque a alternativa correta:
a) Portugal foi Metrópole
do Brasil.
b) Inglaterra foi
Metrópole da Argentina.
c) Espanha foi Metrópole
do sul do Brasil.
d) Itália foi Metrópole do
Marrocos.
e) França foi Metrópole do
Brasil entre 1789 e 1801.
9) Ainda com relação ao texto anterior, marque a
alternativa que indica alguma possibilidade de causalidade para o
subdesenvolvimento:
a) Exploração econômica
dos países emergentes sob os países africanos.
b) Exploração colonial dos
países Métropoles europeus sob as colônias.
c) O imperialismo
estadunidense que subjuga os países latinoamericanos.
d) A falta de planejamento
econômico dos países emergentes.
e) A ascensão do
Socialismo.
10) Há dez anos, no dia 30 de novembro, criei o acrônimo
Bric para descrever a provável expansão vigorosa das economias do Brasil,
Rússia, Índia e China. Comparada às minhas previsões na época, a história dos
Brics se mostrou um sucesso muito maior do que eu podia imaginar. No quadro
mais otimista, sugeria que os Brics chegariam talvez a representar
coletivamente 14% do Produto Interno Bruto (PIB) global, em relação aos seus
então 8%. Na realidade, alcançaram cerca de 19%.
Há 10 anos, eu pensava que a China
poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha. No entanto, ela chegou ao dobro
do tamanho da Alemanha e passou à frente do Japão. O Brasil superou a Itália e
é hoje a 7ª maior economia mundial, muito mais do que eu calculara (na semana
passada, divulgou-se que o Brasil passou a Grã-Bretanha e já é a sexta economia
do mundo) [...].
(O'NEILL, Jim. 10 anos de Brics,
muito para comemorar. Estadão, 01/01/12. Disponível em: estadão.com.br)
Com base no texto acima e em seus
conhecimentos sobre o grupo dos Brics, julgue as afirmações abaixo, assinalando
V (para verdadeiro) ou F (para falso).
(
) O autor do texto, Jim O’Neill, foi o criador da expressão “BRIC” para
designar o grupo de países emergentes até então: Brasil, Rússia, Índia e China.
(
) Pode-se afirmar que a participação acima do esperado dos Brics no PIB
global se deveu às sucessivas crises nos países desenvolvidos na década de 2000
associadas ao crescimento econômico dos países emergentes.
(
) Entre os BRICS, o país que apresentou as maiores taxas de crescimento
nos últimos anos foi a China.
(
) Quando o acrônico “BRIC” foi criado, não se imaginava que ele pudesse
se transformar em um agrupamento internacional formado pelos mais novos países
desenvolvidos do mundo.
(
) No trecho “há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão
grande quanto à Alemanha”, fica evidente que o autor não previa que a China se
tornaria a economia com o maior PIB do mundo, o que ocorreu em 2010.
a) VVVVV c)
VVVFF e) VFVFV
b) VVFFF d) FFFFF
11) Segundo o censo de 2010 feito pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de 161.981.299 pessoas
com dez anos ou mais por família, 32.934.535 ganham entre 1 a 2 salários mínimos,
31. 192.417 ganham entre ½ a 1 salário mínimo e 53.104.874 não tem rendimento.
Com base nos dados podemos afirmar:
a) Mais de 72% da
população brasileira vivia em 2010 com até 2 salários mínimos.
b) Quase 30% da população
brasileira em 2010 vivia com menos de 2 salários mínimos.
c) Mais de 30% da
população brasileira vivia em 2010 com mais de 2 salários mínimos.
d) Menos de 18% da
população brasileira vivia em 2010 com mais de 2 salários mínimos.
e) Que no Brasil há uma
igualdade de rendimento de uma forma geral na população.
12) É correto afirmar que as regiões destacadas em
preto no mapa representam os países que:
a) formam os BRICS, conjunto de
países emergentes que possuem características comuns como, por exemplo, relevante
crescimento econômico.
b) priorizam a energia nuclear como
matriz energética e, por esse motivo, investem no enriquecimento de urânio para
abastecer suas usinas.
c) são os maiores exportadores de
produtos primários, como a cana-de-açúcar, banana e soja, por serem países de
solo fértil.
d) formam o bloco econômico NAFTA,
que tem como finalidade eliminar as barreiras alfandegárias entre seus membros.
e) formam o bloco denominado G5,
que se caracteriza pela desaceleração da industrialização e pela crise
econômica.
13) No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações
populares ocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Violência
policial e milhares de pessoas às ruas reivindicando por tudo o que achavam que
estava errado no Brasil. Porém, essas manifestações tiveram como foco inicial
de reivindicação:
a)
A corrupção no senado
brasileiro.
b)
As superfaturações nas
obras para a Copa do Mundo.
c)
A redução das tarifas
para o transporte público.
d)
A contratação de
médicos estrangeiros sem o “revalida”.
e)
A falta de liberdade e
democracia na política brasileira.
14) Fazendo uma retrospectiva histórica, podemos perceber
na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus
objetivos após reunirem milhares de pessoas nas ruas. Em 1992 tivemos uma
manifestação conhecida como:
a)
Diretas Já
b)
Marcha da Família com
Deus pela Liberdade
c)
Fora Collor
d)
Abril despedaçado
e)
Os Caras-Pintadas
15) “Na verdade, a renda per capita é um indicador impreciso para atestar a condição de
subdesenvolvimento ou desenvolvimento de um país, principalmente porque não
leva em conta a concentração de renda. Como é uma média, aparenta uma situação
falsa, pois é como se todos os habitantes do país tivessem a mesma renda, o que
não acontece.” (OLIVEIRA, 2010, p. 171).
De acordo com o censo de 2010 feito
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda per capita média brasileira era:
a)
500,00 reais c) 800,50 reais e) 700,00 reais
b)
400,00 reais d) 900,00 reais
16) Em 1950, 5 cidades brasileiras tinham entre
200mil e 1 e 500mil habitantes, em 2010 a população somada dessas cidades
chegou a 27 milhões, 696 mil e 31 habitantes, quase 15% da população total do
país.
Essas 5 cidades são:
a) São Paulo, Rio de
Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.
b) Manaus, Fortaleza,
Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre.
c) Fortaleza, Belém, Belo
Horizonte, Salvador e Porto Alegre.
d) Espírito Santo,
Salvador, Curitiba, Florianópolis e Goiânia.
e) Fortaleza, Manaus, Belo
Horizonte, Salvador e Natal
17) Durante o período
colonial, séculos XV e XVI, as potências econômicas mundiais eram:
a) Inglaterra e EUA
b) China e México
c) Alemanha e França
d) EUA e Japão
e) Portugal e Espanha
CIDADANIA E MUNDO DO TRABALHO
Drogas
nas escolas do Brasil
Por Fernando Rebouças, em
http://www.infoescola.com/drogas/drogas-nas-escolas-do-brasil/ (retirado dia 19
de março de 2014)
Segundo dados da QEdu – Aprendizado em Foco, 35% das
escolas públicas no Brasil possuem proximidade geográfica com áreas de tráfico
de drogas. A pesquisa foi feita em parceria com a Meritt e a Fundação Lemann.
No Brasil, o estado que apresentou maior índice de incidência
de tráfico nas escolas, o Distrito Federal registrou em 53,2% das escolas. O
estado do Piauí registrou o menor índice, 15,3%. Independente dos percentuais,
nenhuma escola está completamente livre da ameaça e da oferta de drogas nas
proximidades de seus muros.
A pesquisa considerou o questionário socioeconômico da
Prova Brasil 2011, aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A questão referente à proximidade do
tráfico de drogas nas escolas foi respondida por 54,5 mil diretores de escolas
públicas; desse total, 18,9 mil afirmaram a existência do tráfico nas escolas.
O tráfico de drogas fora e dentro das escolas está
relacionado com a violência e precariedade da escola no país. Apesar de
investimentos em segurança pública e em educação, é complicado isentar a escola
da realidade social que existe em seu entorno. Depois do Distrito Federal, o
estado de São Paulo apresentou o segundo maior índice de tráfico nas escolas,
47.1%.
A proximidade com as drogas aumenta a evasão escolar,
pois muitos estudantes abandonam os estudos por causa do uso das drogas ou por
causa da violência que a mesma causa nos centros de ensino.
Na tentativa de enfrentar essa realidade, a UNODC (Escritório
das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e o Ministério da Saúde, iniciaram
processo de capacitação para implementar nas escolas brasileiras uma nova metodologia
de prevenção de drogas, sob o título Unplugged,
já aplicado nas escolas do Norte da África e do Oriente Médio.
A metodologia promove o debate entre estudantes de 10
a 14 anos de idade, numa linguagem aberta e descontraída para abordar
diferentes assuntos como o estresse vivido diariamente pelos estudantes. A
capacitação dos responsáveis pelo programa envolve psicólogos e educadores de
diferentes estados.
1) O texto acima afirma
que “a proximidade com as drogas aumenta a evasão escolar”, das narrativas
abaixo, marque aquela que apresenta um possível exemplo da afirmação:
a) “Estou no primeiro ano
do ensino médio, estou um pouco atrasado pois já tenho 18 anos, mas não me
preocupo com isso, nem meus pais. Meus pais não se incomodam que eu saia quase
todos os dias com meus amigos e só volte no outro dia, que eu tome umas para me
divertir e não vá a escola, eles dizem que eu sou jovem e que a vida é assim mesmo”.
b) “Eu estou no terceiro
ano do ensino médio, já estou perto de terminar o ano, tenho mais é que aproveitar
e curtir, saio com meus amigos quase todos os dias, vamos para as baladas
paquerar umas gatinhas e tomar umas, o álcool não é um problema para mim, eu
sempre tomo quando saio, mas é só para ficar mais alegre”.
c) “Eu nunca frequentei a escola. Sempre vivi na
rua. Quando eu tinha 5 anos minha mãe me deu para uma senhora que passava e
essa senhora me explorava. Essa senhora me usava para vender coisas na rua e
levar dinheiro para ela, dentre outras coisas, mas quando fiz 10 anos eu fugi,
desde então vivo no mundo”.
d) “Eu me chamo Antônio
José, mas todos me conhecem por ‘Cabeça’. Eu meio que tenho um irmão que está
cumprindo pena no IPPO por tráfico de drogas. Meu irmão algumas vezes me fazia
vender maconha para alguns colegas meus na escola e comecei a ficar famoso por
isso”.
e) “Eu me chamo Marcos
Antônio, sou irmão do ‘Cabeça’. Meu irmão é gente boa, mas está me devendo uma
grana, por isso fazia com que ele vendesse erva para seus amigos na escola.
Como estou aqui preso, não estou mais podendo vender drogas, mas estou
retomando os estudos e quero mudar de vida”.
Leia abaixo uma paródia do hino
nacional brasileiro feita por Vinícius Mahier e responda as questões que se
seguem:
Ouvimos de Brasília, e
os olhos plácidos,
De um povo falso o urro
degradante,
E o sol da honestidade,
em dor profunda,
Ruiu do céu da Pátria
nesse instante...
Com o clamor à
falsidade,
Conseguiram nos trair
com lábia forte.
Em teu seio, ó
Sociedade,
Tantas flores exalando
a nossa morte.
Ó triste Pátria,
Ainda amada,
Salve-se! Salve-se!
Brasil, um
contra-senso, um raio vívido,
De pena e desalento o
orgulho desce.
Se em teu formoso céu
impera a renda,
A imagem do altruísmo
esvanece.
Bonito pela própria
natureza,
Tornou-se negro, em
cinismo colosso,
Na tua história não
vejo grandeza...
Terra comprada,
Como outras mil,
Estás, Brasil,
Em derrocada!
Aos filhos deste solo
és mercantil,
P*ta que nos pariu!
Deitado eternamente em
beijo alheio,
Não sabe amar um solo
infecundo.
Estupras, ó Brasil, seu
povo e berras:
- Que aqui lugar melhor
não há no mundo!
És a terra mais
vendida!
Em teus vastos, agros
campos gemam dores.
Serás sempre esta
ferida?
Vida tal que assassina
os sonhadores...
Ó triste Pátria,
Ainda amada,
Salve-se! Salve-se!
Brasil, podes ainda ser
um símbolo,
De luta, se seu povo
indignado,
Bradar a eles “Chega!”,
e os olhos fúlgidos:
- Futura Terra!, e
terra no passado...
Feriste a justiça e a
queres forte?
Verás que forte é, se
houver conduta!
Não temas, se te armas,
quem é a sorte?
Terra sonhada,
Entre outras mil,
Tão pueril
E imaculada!
Mas no presente ainda
és um covil,
Triste Pátria,
Brasil!
2) Segundo o conceito de
cidadania, originalmente grego e desenvolvido em Roma, marque a alternativa
correta:
a) Vinícius Mahier cometeu
um ato ilegal ao parodiar o hino nacional brasileiro.
b) O autor da paródia
exerceu seu direito de crítica na tentativa de demonstrar as contradições de
seu país.
c) A liberdade de imprensa
e de livre pensamento esbarra legalmente na crítica destrutiva da sociedade.
d) É cidadão aquele que
ama sua Pátria acima de tudo e faz tudo para honrá-la.
e) Ser cidadão e ser
patriota se identificam nas mesmas atitudes.
3)
No trecho:
Brasil,
podes ainda ser um símbolo,
De
luta, se seu povo indignado,
Bradar
a eles “Chega!”, e os olhos fúlgidos:
-
Futura Terra!, e terra no passado...
Vinicius Mahier indica-nos:
a) Que o Brasil como uma
terra comprada, vendida, só poderá ser verdadeiramente livre quando disser
“Chega!” aos compradores de suas terras, como os países desenvolvidos.
b) Que não há jeito para o
Brasil a não ser o Grito bravo e urrante dos nossos líderes no exercício democrático
da construção da República brasileira.
c) Que o Brasil pode ainda
ser um símbolo diante dos demais países, se a população for às ruas, protestar
e conseguir acabar, principalmente, com a corrupção.
d) Que o Brasil é um
símbolo mundial de país belo por natureza, porém suas belezas naturais estão sendo
destruídas pelos próprios brasileiros.
e) Que o Brasil é o país
do futuro, mas precisa se desprender do seu passado de colônia explorada, de
escravidão e de injustiça social.
4) Os problemas históricos
e sociais mundiais como a discriminação racial, de gênero ou religião, ganharam
visibilidade com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, construída após a
Segunda Guerra Mundial. Essa visibilidade permite-nos entender como crime no
Brasil:
a) A contratação de
mulheres para serviços industriais e de extração mineral.
b) A pregação do evangelho
nos espaços públicos.
c) Ficar de posse daquilo
que não é meu.
d) A discriminação de
alguém por sua cor.
e) Cobrar impostos de
igrejas.
5)
(ENEM – 2009) A
definição de eleitor foi tema de artigos nas Constituições brasileiras de 1891
e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de
1891:
Art. 70. São eleitores os cidadãos
maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei.
A Constituição da República dos
Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que:
Art. 180. São eleitores os
brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na
forma da lei.
Ao se comparar os dois artigos, no
que diz respeito ao gênero dos eleitores, depreende-se que:
a) a Constituição de 1934
avançou ao reduzir a idade mínima para votar.
b) a Constituição de 1891, ao se
referir a cidadãos, referia-se também às mulheres.
c) os textos de ambas as Cartas
permitiam que qualquer cidadão fosse eleitor.
d) o texto da carta de 1891 já
permitia o voto feminino.
e) a Constituição de 1891
considerava eleitores apenas indivíduos do sexo masculino.
6) (ENEM – 2009) “A prosperidade
induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de
prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários,
passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais.
Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado
a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram
suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos
à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de
matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos.”
(THOMPSON, E. P. The
making of the english working class. Harmondsworth: Penguin Books, 1979 - adaptado.)
Com a mudança tecnológica ocorrida
durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque:
a) a invenção do tear propiciou o
surgimento de novas relações sociais.
b) os tecelões mais hábeis
prevaleceram sobre os inexperientes.
c) os novos teares exigiam
treinamento especializado para serem operados.
d) os artesãos, no período
anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência.
e) os trabalhadores não
especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.
7) Leia o trecho abaixo do texto “A pobreza da riqueza” de
Cristóvam Buarque e posteriormente marque o item que corresponde a essa análise
social.
"Em nenhum outro país os ricos demonstram
mais ostentação que no Brasil. Apesar disso, os brasileiros ricos são pobres.
São pobres porque compram sofisticados automóveis importados, com todos os
exagerados equipamentos da modernidade, mas ficam horas engarrafados ao lado
dos ônibus de subúrbio. E, às vezes, são assaltados, seqüestrados ou mortos nos
sinais de trânsito. Presenteiam belos carros a seus filhos e não voltam a
dormir tranqüilos enquanto eles não chegam em casa. Pagam fortunas para
construir modernas mansões, desenhadas por arquitetos de renome, e são
obrigados a escondê-las atrás de muralhas, como se vivessem nos tempos dos
castelos medievais, dependendo de guardas que se revezam em turnos.
Os ricos brasileiros usufruem privadamente tudo
o que a riqueza lhes oferece, mas vivem encalacrados na pobreza social.
Há um grave quadro de pobreza entre os ricos
brasileiros. E esta pobreza é tão grave que a maior parte deles não percebe.
Por isso a pobreza de espírito tem sido o maior inspirador das decisões
governamentais das pobres ricas elites brasileiras.
Se percebessem a riqueza potencial que há nos
braços e nos cérebros dos pobres, os ricos brasileiros poderiam reorientar o
modelo de desenvolvimento em direção aos interesses de nossas massas populares.
Liberariam a terra para os trabalhadores rurais, realizariam um programa de
construção de casas e implantação de redes de água e esgoto, contratariam
centenas de milhares de professores e colocariam o povo para produzir para o
próprio povo. Esta seria uma decisão que enriqueceria o Brasil inteiro - os
pobres que sairiam da pobreza e os ricos que sairiam da vergonha, da
insegurança e da insensatez.
Mas isso é esperar demais. Os ricos são tão
pobres que não percebem a triste pobreza em que usufruem suas malditas
riquezas".
(Retirado de:
http://www.portalbrasil.net/reportagem_cristovambuarque.htm em 12 de novembro
de 2012).
a) No
Brasil o contraste entre ricos e pobres é de clara observação não só econômica
quanto cultural, decorrente dos impactos dos megaeventos que acontecerão em
breve no país.
b) No
Brasil o contraste entre ricos e pobres é percebido não apenas no âmbito
econômico, mas também no espiritual, o que se pode esperar é uma maior
equalização do social, mesmo que difícil, pois a elite brasileira detém o poder
segregador.
c) A
elite brasileira, que se coloca no poder a duros custos de investimentos
públicos e esforços privatistas não percebem a pobreza do país no qual estão se
inserindo.
d) Os
engarrafamentos que crescem à medida que as compras de veículos automotores
aumentam, não são percebidos como fatores sociais mais amplos que abrangem toda
uma conjuntura política de equalização social.
8) Observe
a tirinha de “marcianeurotica.com.br” e marque o item correto correspondente.
a) A
relação que se demonstra na tirinha é uma relação de companheirismo e afinidade
de laços construídas nas novas empresas que se reestruturam após as crises do
sistema capitalista industrial do século XIX.
b) A
relação que se demonstra na tirinha é a vivida pela maioria dos trabalhadores
empregados em empresas privadas, pois não possuem de fato direitos de
liberdade, onde precisam se “assujeitar” diante do poder patronal.
c)A
posição das mulheres nas grandes empresas ainda é uma posição inferior, tendo
que muitas vezes demonstrar uma certa masculinidade para ocupar os cargos
restritamente masculinos, como por exemplo, o de gerente.
d) O
taylorismo inseriu nas grandes empresas e fábricas a possibilidade de maior
liberdade para os trabalhadores, formando equipes de trabalho, sendo no começo
do século XX a grande marca da produção automobilística.
e) O fordismo inseriu nas grandes
empresas e fábricas a possibilidade de maior liberdade para os trabalhadores,
formando equipes de trabalho, sendo no começo do século XX a grande marca da
produção automobilística.
9) (UEL – 2004) “O aumento da
produtividade econômica, que por um lado produz as condições mais justas para
um mundo mais justo, confere por outro lado ao aparelho técnico e aos grupos
sociais que o controlam uma superioridade imensa sobre o resto da população. O
indivíduo se vê completamente anulado em face dos poderes econômicos. Ao mesmo
tempo, estes elevam o poder da sociedade sobre a natureza a um nível jamais
imaginado. Desaparecendo diante do aparelho a que serve, o indivíduo se vê, ao
mesmo tempo, melhor do que nunca provido por ele. Numa situação injusta, a
impotência e a dirigibilidade da massa aumentam com a quantidade de bens a ela
destinados.”
(ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER,
Max. Dialética do esclarecimento. Trad. De Guido Antonio de Almeida. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 14.)
De acordo com o texto de Adorno e
Horkheimer, é correto afirmar:
a) A alta capacidade produtiva da
sociedade garante liberdade e justiça para seus membros, independentemente da
forma como ela se estrutura, controlando ou não seus membros.
b) O “desaparecimento” do indivíduo
diante do aparato econômico da sociedade se deve à incapacidade dos próprios
cidadãos em se integrarem adequadamente ao mercado de trabalho.
c) A ciência e a técnica,
independente de quem tem seu controle, são as responsáveis pela circunstância
de muitos estarem impossibilitados de atingir o status de sujeito numa
sociedade altamente produtiva.
d) O fato de a sociedade produzir
muitos bens, valendo-se da ciência e da técnica, poderia representar um grau
maior de justiça para todos; no entanto, ela anula o indivíduo em função do
modo como está organizada e como é exercido o poder.
e) O alto grau de autonomia das
massas na sociedade capitalista contemporânea é resultado do avançado domínio
tecnológico alcançado pelo homem.
10) (UEL) Fordismo é um termo que se
generalizou a partir da concepção de Antonio Gramsci, que o utiliza para
caracterizar o sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford, em sua
fábrica, a Ford Motor Co. em Highland
Park, Detroit, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente
crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para
consumo de massa. O papel desempenhado pelo fordismo, enquanto sistema
produtivo, despertou, por exemplo, a atenção de Charles Chaplin, que o retratou
com ironia no filme Tempos Modernos.
Assinale a alternativa que
apresenta características desse método de gestão e de organização técnica da
produção de mercadorias:
a) Unidade entre concepção
e execução, instaurando um trabalho de conteúdo enriquecido, preservando-se, assim,
as qualificações dos trabalhadores.
b) Substituição do
trabalho fragmentado e simplificado, típico da Revolução Industrial, pelas
“ilhas de produção”, onde o trabalho é realizado em equipes.
c) Supressão progressiva
do trabalhador taylorizado e, consequentemente, combate ao “homem boi”,
realizador de trabalhos desqualificados, restituindo-se, em seu lugar, o
trabalhador polivalente.
d) Controle dos tempos e
movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante e de salários mais
elevados em relação à média paga nas demais empresas.
e) Redução das distâncias
hierárquicas no interior da empresa, como forma de estimular o trabalho em
grupos, resultando em menos defeitos de fabricação e maior produção.
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA E MARX, DURKHEIM E WEBER
1) Leia o texto abaixo e
marque a alternativa correta:
“A história de todas as sociedades
que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.
Homem livre e escravo, patrício e
plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra,
opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra
ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou
por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição
das duas classes em luta.
Nas primeiras épocas históricas,
verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes
distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos
patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos,
mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações
especiais.
A sociedade burguesa moderna, que
brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe.
Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas
formas de luta às que existiram no passado.
Entretanto, a nossa época, a época
da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A
sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas
grandes classes diametralmente opostas.”
a) O texto faz parte do
Manifesto do Partido Comunista, que foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels,
onde podemos ver uma análise histórica e social das construções das sociedades.
b) O texto foi escrito por
Max Weber e faz parte da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, onde
podemos ver uma análise pautada no historicismo e na compreensibilidade.
c) O texto faz parte do
livro de Durkheim chamado “Da divisão do trabalho social”, onde ele indica como
o trabalho era dividido em classes opostas.
d) O texto é obra de uma
análise ligada ao evolucionismo social, pois entende que as sociedades regrediram
com o tempo, de um estágio mais avançado para um mais simples.
e) O texto apresenta-nos
uma visão conservadora sobre a possibilidade de mudança social, fruto da
análise de Émile Durkheim.
2) Ainda com relação ao
texto da questão anterior, marque a alternativa correta que identifica as duas
grandes classes diametralmente opostas que constituem a sociedade moderna:
a) Escravos e Senhores
b) Trabalhadores e
Não-Trabalhadores
c) Burguesia e
Proletariado
d) Patrício e Plebeu
e) Opressores e Oprimidos
3) Leia o texto abaixo e
marque a alternativa correta:
“(...) o espírito de intenso
trabalho, de progresso, ou como se queira chamá-lo e cujo despertar se esteja
propenso a atribuir ao Protestantismo, não deve ser entendido, como é a
tendência, como uma alegria de viver ou por qualquer outro sentido ligado ao
Iluminismo. O velho Protestantismo de Lutero, Calvino, Knox e Voet tinha bem
pouco a ver com o que é hoje chamado de progresso.
Aquele era abertamente hostil a
aspectos inteiros da vida moderna, que hoje não são mais contestados nem pelos
religiosos mais ferrenhos. Se quisermos encontrar uma relação interna entre
certas expressões do velho espírito protestante e a cultura capitalista
moderna, deveremos tentar encontrá-la, bem ou mal, não na alegria de viver mais
ou menos materialista, ou ao menos anti-ascética, mas nas suas características
puramente religiosas.
Mostesquieu (Esprit des Lois, Livro XX, cap, 7) diz dos ingleses que “foram, de
todos os povos, os que mais progrediram em três coisa importantes: na religião,
no comércio e na liberdade”. Não seria possível que sua superioridade comercial
e sua adaptação às instituições políticas liberais tivessem, de algum modo,
relação com a religiosidade que Mostesquieu lhes atribui?”
a) O texto faz parte do
Manifesto do Partido Comunista, que foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels,
onde podemos ver uma análise histórica e social das construções das sociedades.
b) O texto é obra de uma
análise ligada ao evolucionismo social, pois entende que as sociedades regrediram
com o tempo, de um estágio mais avançado para um mais simples.
c) O texto faz parte do
livro de Durkheim chamado “Da divisão do trabalho social”, onde ele indica como
o trabalho era dividido em classes opostas.
d) O texto foi escrito por
Max Weber e faz parte da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, onde
ele atribui sentido ao agir capitalista ao ethos
religioso protestante.
e) O texto traz uma clara
crítica à religião como uma forma de alienação dos povos, fruto das análises
críticas de Karl Marx e Friedrich Engels.
4) Leia o texto abaixo e
marque a alternativa correta:
“Partindo da afirmação de que ‘os
fatos sociais devem ser tratados como coisas’, forneceu uma definição do normal
e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é
ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa
que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de
terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o
indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a
essa estrutura.
Para que reine certo consenso nessa
sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus
membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da
sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso
definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre
os que participam do trabalho coletivo”.
a) O texto faz parte do
Manifesto do Partido Comunista, que foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels,
onde podemos ver uma análise histórica e social das construções das sociedades.
b) O texto foi escrito por
Max Weber e faz parte da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, onde
podemos ver uma análise pautada no historicismo e na compreensibilidade.
c) O texto é obra de uma
análise ligada ao evolucionismo social, pois entende que as sociedades regrediram
com o tempo, de um estágio mais avançado para um mais simples.
d) O texto quer nos
mostrar que no âmbito jurídico, característica das sociedades primitivas, a
moral, que é característica das sociedades modernas, perde seu valor diante das
relações sociais.
e) O texto aborda o
pensamento de Émile Durkheim, pois podemos ver palavras-chaves da análise
social deste autor como: solidariedade, fatos sociais e patológico.
5) “O darwinismo social,
além de justificar o colonialismo da Europa no restante do mundo, refletia o
grande otimismo com que o progresso material da industrialização era percebido
pelo europeu. Apesar desse otimismo em relação ao caráter apto e evoluído da
sociedade europeia, o desenvolvimento industrial gerava, a todo momento, novos
conflitos sociais. Os empobrecidos e explorados – camponeses e operários –
organizavam-se, exigindo mudanças políticas e econômicas. Admitiam-se, então,
dois tipos diferentes de movimento na sociedade. Um levaria à evolução social:
segundo a lei universal, as sociedades mais simples se tornariam mais
complexas, e as sociedades menos avançadas se tornariam mais evoluídas. Outro
procuraria ajustar todos os indivíduos às condições estabelecidas, garantindo o
melhor funcionamento da sociedade, o bem comum e os anseios da maioria da
população. Esses dois movimentos elegiam o progresso como princípio das
transformações sociais em direção à evolução das sociedades e à ordem, o
princípio regulador do ajustamento e da integração em torno de um objetivo
comum.”
(COSTA, Cristina. Sociologia:
introdução à ciência da sociedade, 2010, p. 34)
Marque o item que corresponde ao
pensamento a-presentado no texto acima:
a) O
Iluminismo que acreditava em um progresso natural da humanidade baseado na luz
racional e nos métodos Positivistas do fazer científico para com-preensão e
organização da sociedade que ajudaria no seu processo de desenvolvimento.
b) Auguste
Comte e Émile Durkheim foram críticos desse método positivista e do paradigma
evolucio-nista com bases no darwinismo social, acreditavam que as sociedades
não evoluiam em um processo linear do mais simples para o mais complexo, mas
sim em um processo interno de melhoramento cultu-ral.
c) Ordem
e Progresso como lemas da Sociologia Positivista foram as grandes bases de toda
e qualquer evolução científica e social que permaneceu como paradigma do
Renascimento à Revolução Industrial.
d) São
filhos desse tempo: Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, todos
repre-sentando esse ideal darwinista social de análise soci-al para indicar os
processos de evolução econômica, política e social.
e) Camponeses
e Operários representam, em maior parte, a contraposição à evolução natural das
socie-dades industriais capitalistas que se consolidaram no século XIX na
Europa, levando o padrão europeu de vida com o neocolonialismo que atingiu
África e Oceania para o restante do mundo.
6) São pensadores que
ajudaram a consolidar no mundo moderno nascente um pensamento mais na-tural,
humano e real, podemos dizer científico, ten-tando se desvencilhar das
explicações religiosas, que dominaram o período medieval, para a vida em
soci-edade:
a) Thomas
Morus, Agostinho e Sócrates.
b) Gregório
X, Maquiavel e Carlos Magno.
c) Galileu
Galilei, Leonardo DaVinci e Aristóteles.
d) Tommaso
Campanella, Francis Bacon e Tomás de Aquino.
e) Maquiavel, Francis Bacon e
Thomas Morus.
7) Max Weber (1864 –
1920), sociólogo alemão, tinha como principal preocupação a racionalidade dos
homens e de suas construções. Weber chegou à conclusão que o homem, o indivíduo
era o agente social, o construtor de sua própria sociedade, sendo dele a
partida para a significação e construção do mundo. Esse caráter deu a Weber um sentido
existencialista, pois ele identificou que era preciso que os homens agissem e
tomassem posições para a significação. Ele elencou 4 tipos ideais de ação
humana que são:
a) Tradicional,
Ético, Moral e Revolucionário
b) Tradicional,
Ético, Político e Emocional
c) Afetiva,
Valorativa, Tradicional e Finalista.
d) Afectual,
Ético, Político e Tradicional
e) Normal,
Supernormal, Egoísta e Altruísta.
8) Segundo os tipos ideais
de ação social para Max Weber, aquela ação que é um tipo que nos leva a crer na
existência de um costume enraízado no nosso conví-vio maior e anterior a nós
mesmos, o qual nos faz agir sem questionar seu fundamento ou sua origem, como o
ato de pedir benção aos pais na hora de dor-mir é uma ação:
a) Tradicional
b) Racional
c) Afectual
d) Valorativa
e) Moral
9) (UEL – 2003) Um jovem que havia ingressado
recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros.
No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje
apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal,
compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam
trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com
comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava
vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu
comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir
em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858 - 1917), como
fato social.
Considere as afirmativas abaixo
sobre as caracte-rísticas do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno
que ocorre ocasi-onalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se
por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao
indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o
predomínio do ser in-dividual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são
corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são
corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III
são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e
IV são corretas.
10) Sobre o surgimento da
Sociologia, podemos afirmar que:
I – A consolidação do sistema
capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base
para o surgimento da Sociologia enquanto ciência particular.
II – O homem passou a ser visto, do
ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos
sociais que a constituem.
III – Aquilo que a Sociologia
estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os
homens estabelecem entre si na vida em sociedade.
IV – Interessa para a Sociologia,
não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos
sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais e
etc.
a) II e III estão corretas.
b) I e IV estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão
corretas.
11) (UEL – 2003) A
Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o
a-vanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e
procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da
sociologia, considere as afirmativas a seguir:
I. A
Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os
problemas sociais de-correntes da industrialização, tais como a pobreza, a
desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos;
II. A
Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da
crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de
existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização;
III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for
observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder
da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento;
IV. A
Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das
ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências
do modo de produção feudal;
Estão corretas as afirmativas:
a) I
e III c) II e IV e) I, III e IV
b) II
e III d) I, II e IV
12) Dos pensadores abaixo,
marque a opção que re-presenta os três principais “geradores” da Sociologia como
uma ciência que procura entender as dinâmicas da sociedade, com um viés
diferente do da Filosofia tradicional.
a) Augusto
Comte, Maquiavel e Thomas Hobbes.
b) Aristóteles,
Agostinho e Maquiavel.
c) Émile
Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
d) Émile
Durkheim, Maquiavel e Thomas Morus.
13) Se levarmos em
consideração que as Ciências Sociais estudam as ações que interferem, são
produzidas ou causas da sociedade, dos itens abaixo, marque aquele que pode ser
chamado de ação social, objeto de estudo das Ciências Sociais:
a) Enterrar os mortos c) Dormir
b) Respirar d) Piscar os olhos
14) Marque o item abaixo
que representa a ciência que estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais
entre os vários agrupamentos humanos, assim como as práticas culturais, suas
origens e suas evoluções:
a) Ciência Política c)
Antropologia
b) Sociologia d) Economia
15) Após a Idade Média, há
um período de transição entre o século XV e XVI para a Idade Moderna, que
significou ruptura com a tradição anterior cristã (fundamentada em Deus) e
passou-se a valorizar o homem.
Marque a alternativa que mais
representa essa tran-sição:
a) A
mudança de perspectiva sobre a ciência foi uma das maiores contribuidoras para
essa grande revolução do pensamento humano, entre a Idade Média e a Modernidade.
Foi a época dos grandes tratados científicos como o “Princípios Matemáticos da
Filosofia Natural” de Isaac Newton e das grandes descobertas da tecnologia de
aviação.
b) Essa
mudança de perspectiva tem grande influência de cientistas como Copérnico, da
Vinci e o também filósofo Francis Bacon, que acabaram por rom-per com os
paradigmas dos dogmas cristãos impostos pela Igreja Católica na Idade Média
dando ao homem maior importância do que tinha nesse período anterior.
c) O
Papa Leão X (Giovanni di Lorenzo de Medici), no começo do século XVI já
afirmava a morte do pensamento da Igreja na vida dos homens, afirmava também
que a fé passou toda a Idade Média subjugando a razão, o que não poderia
ocorrer, pois tratavam-se de duas coisas de natureza distintas. Dando assim
terreno para a nascente política de Estado laico que se consolidou na Modernidade.
d) A
liberdade, a responsabilidade e a razão são três instâncias do homem que nunca
poderão estar sub-jugadas a qualquer lei que lhe venha de fora. Sendo assim, as
escolhas dos homens sempre serão pautadas na sua própria vontade e afirmação de
si e não na vontade e afirmação de um deus.
16) Com relação a questão
anterior, como se chama esse período entre os séculos XIV e XVI, que marca a
transição do pensamento medieval para o pensa-mento moderno?
a) Pre-modernismo c)
Renascimento
b) Arcadismo d) Idade Moderna
17) De acordo com o
pensamento do francês Émile Durkheim, marque o item correto:
a) Fato Social é toda ação
humana que envolve liberdade de escolha.
b) Fato Social são
fenômenos que a Sociologia estuda, tendo como características a coercitividade, a
generalidade e a exterioridade.
c) A Consciência Coletiva
é a vontade que todos que vivem na mesma sociedade de fazerem as mesmas coisas.
d) As sociedades evoluem
de estados mais primitivos para estados mais avançados, mudando respectivamente
sua solidariedade, da orgânica para a mecânica.
18) Ocorreu primeiramente
na Inglaterra por volta do século XVIII-XIX, mudando os processos produtivos, retirando
os trabalhadores do campo, do trabalho artesanal e do lar. Criando outras
relações do trabalhador com seu objeto de trabalho, criando também duas classes
antagônicas, a qual Karl Marx denominou “burguesia” e “proletariado”.
O trecho acima está falando sobre:
a) O Renascimento
b) A Revolução Francesa
c) A Revolução Industrial
d) A Dinamização do
trabalho
19) O pensamento de que as
sociedades evoluíram de estágios primitivos a estágios bárbaros e depois
estágios civilizados, tendo como modelo padrão de civilização as grandes
cidades europeias do século XIX chamamos de:
a) Evolucionismo
Social c) Positivismo
b) Organicismo d) Funcionalismo
onde tem o gabarito?
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