sábado, 6 de março de 2010

REFLEXÕES ROGERIANAS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Fernando Luiz Duarte Junior

A teoria da Psicologia Humanista tem como um dos precursores o estadunidense Carl Ransom Rogers (nascido em 1902 e falecido em 1987), ao qual vamos nos deter. Este pensador veio contrapor a ideia que se tinha do ser humano como objeto de estudo previsível, herança de um Freudismo e um Positivismo que encerravam o ser humano em fatos observáveis, o que o levou a criticar teorias como o Behaviorismo que adotaram esse ponto de vista anteriormente citado. Abordaremos neste trabalho sua visão do ser humano como um indivíduo livre de potencial criador. E que o papel da educação seria proporcionar meios para que este indivíduo possa vir a ser o que deseja ser, concordando assim o seu anseio pessoal subjetivo com sua vida efetiva objetiva. Ou seja, possa vir a se tornar Pessoa, e não apenas mera máquina ou objeto de forças externas alheias a ele. Um ser livre com o mundo e não refém deste, o que pressupõe uma importância maior ao poder de autoaprendizagem e a aprendizagem significativa. Utilizamos como referencial teórico os livros Liberdade para Aprender (1969) e Tornar-se Pessoa (1961), ambos de suma relevância para o tema central de nossa pesquisa, que é o ensino e a aprendizagem segundo a visão humanista rogeriana.

Palavras-chaves: Educação humanista. Ensino e Aprendizagem. Carl Rogers.

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